terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Informação e manipulação fotográfica

.


Toda a gente sabe que "uma imagem vale mais do que mil palavras". A credibilidade de uma informação passa muito pela imagem, mas nem sempre o que vemos e pensamos corresponder à realidade é verdadeiro.



Hoje em dia é extremamente fácil manipular as imagens, incluindo as que são difundidas nos meios de comunicação. O exemplo que segue até tem o mérito de estar na actualidade, trata-se da manipulação realizada pelo maior jornal egípcio favorável a Mubaraka, mas acontece diariamente em todos os países. Devemos estar alertas e críticos em relação a qualquer informação ou imagem jornalística ou televisiva.



No dia 01 de setembro de 2010, teve lugar nos Estados Unidos uma importante reunião para a paz no Médio Oriente. Esta reunião organizada pelos Estados Unidos juntou os dirigentes da Jordânia, da Palestina, de Israel e do Egipto.



Na fotografia oficial, como é normal em termos de protocolo, dada a reunião ter sido organizada pelos USA, Obama toma a dianteira no tapete vermelho, seguido pelos restantes participantes nas negociações.


Eis a foto original tirada na Casa Branca:


Original White House image, 1 September




O maior quotidiano egípcio, Al-Ahram, próximo do poder, publicou uma fotografia manipulada, onde graças à magia do Photoshop, é o líder egípcio Hosni Mubarak que aparece em primeiro plano, dando a sensação que foi ele que liderou a reunião.



Eis a fotografia publicada pelo jornal Al-Ahram:


Altered image which ran in Al-Ahram (Courtesy al-Masry al-Youm)



Origem da informação: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário