quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A banca paga um imposto irrisório em 2010

.


Os três maiores bancos privados portugueses BCP, BES e BPI tiveram um aumento dos lucros de 8% em relação ao ano anterior, foram 1 mil milhões de euros de lucros. Afinal a crise não atinge toda a gente.


Mas o mais espantoso, é que os bancos pagaram menos impostos do que o ano passado, apenas 35 milhões de euros, em vez de 200 milhões de euros em 2009. Fazendo as contas, enquanto os cidadãos pagam um limite máximo de 46,5% de IRS e as empresas 27,5% de IRC, a banca pagou apenas 3,5%.



Bem sei, que parte dessa manobra financeira passa pela retenção de lucros sobre a forma de aumento de capital por incorporação de reservas e pelo aumento dos impostos diferidos, mas estes números não deixam de ser escandalosos.


Afinal, o sector bancários que anda sempre a "chorar" por causa da crise financeira que os atingiu fortemente, está de boa saúde e os lucros não param de aumentar. Uma das razões diz a banca, é que esses bons resultados devem-se em grande parte aos resultados acima das expectativas nas operações realizadas no estrangeiro.


A verdade é que muito desse lucro provem das taxas escandalosas cobradas em comissões aos clientes, esses cresceram em 9,73% e representam quase 2 mil milhões de euros.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário