quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Breve história recente do Afganistão para principiantes

.











Afeganistão, o sufixo "istão" serve para designar o "lugar". O Afeganistão incorpora várias culturas hindu, grega e persas.


Até à chegada dos árabes, em 637, o budismo e o Zoroastranismo estavam presentes em todo o território. 


Em 1979, o Afeganistão é invadido pela União Soviética, na sua ânsia de expansão comunista.


Os Estados Unidos querendo limitar a influência soviética financiam e armam grupos extremistas, os talibans (fundamentalistas islâmicos), para lutarem contra a a União Soviética.


Após a queda da União sovietíca, os talibans conquistam o poder, recuperam os princípios islâmicos ortodoxos e instalam um regime repressivo, particularmente em realção às mulheres e tudo o que ia contra as leis islâmicas, instalando a Charia.


O país regrediu várias centenas de anos.


Os Talibans também reprimiram o cultivo do ópio, contrário a sua religião, ao ponto da produção de ópio ficar a níveis residuais.


Os Estados Unidos com falta de abastecimento de ópio decidiram intervir.


Não esquecer que o Afeganistão produz 90% do ópio mundial e que o principal dealer é a CIA.


Em 1989, o general Massoud, um islamista moderado, tenta reconquistar o país. A 9 de Setembro de 2001 (dois dias antes dos atentados do 11 de Setembro) é assassinado por dois falsos jornalistas supostamentente da Al Queda.


Com a desculpa dos atentados do 11 de Setembro de 2001, na Torres Gémeas nos Estados Unidos, a autoria do atentado foi colocada em Osama Bin Laden, teoricamente líder da Al Queda, organização esta que tinha sido financiada pelos Estados Unidos.


Com essa desculpa, unilateralmente, os Estados Unidos decidem atacar o Afeganistão, culpado de formar terroristas.


Os Estados Unidos instalam no poder um fantoche, Hamid Karzai, formado nos USA. Em 2004 foi eleito por eleições duvidosas, onde se manteve no poder até 2014.


Durante o seu reinado a produção de ópio (controlada pela CIA) retomou a produção anterior, sendo responsável por 90% da produção mundial.


Devido à sua limitação de mandatos, Hamid Kharzai não se pode candidatar às eleições presidenciais em 2014.


Após um resultado eleitoral contestado, e após 13 anos de Hamid Karzai, no dia 21 de Setembro de 2015, após várias peripécias, Ashraf Ghani é declarado vencedor das presidencias.


Ashraf Ghani estudou nos Estados Unidos, fez parte do Banco Mundial, foi conselheiro no governo de Hamid Kharzai...










.






1 comentário:

  1. Sobre as drogas,

    Leiam "Os Senhores da Sombra" (http://www.europa-america.pt/product_info.php?products_id=5792) do ex-agente dos serviços secretos russos, Daniel Estulin - cujos livros estão à venda nas principais livrarias portuguesas - para saber mais sobre tudo isto.

    E, se quiserem saber o que tinha até um ex-oficial do departamento de narcóticos da polícia de Los Angeles a dizer (https://www.youtube.com/watch?v=_uU6U7H7Aws#t=16m05s) sobre isto, consultem o seu antigo sítio na Internet - http://www.fromthewilderness.com/ - enquanto este possivelmente não desaparece - pois, este mesmo ex-polícia e conhecido investigador (tal como outro jornalista, que ganhou um prémio Pulitzer a denunciar este mesmo assunto - http://blackfernando.blogspot.pt/2014/10/kill-messenger.html) foi recentemente encontrado morto (http://blackfernando.blogspot.pt/2014/04/michael-ruppert-no-seu-melhor.html).

    Têm também,

    Uma denúncia deste mesmo envolvimento governamental no tráfico de drogas, feita na versão em castelhano do equivalente russo da BBC:

    - https://www.youtube.com/watch?v=IZyCDcrwYzU

    E, a distorção deste tipo de informações que têm vindo a público, feita para o imensamente estupidificado público estadunidense:

    - https://www.youtube.com/watch?v=AUATfLDiwVA


    E, três acrescentos, relativamente ao Afeganistão.

    1. A intervenção soviética no Afeganistão foi instigada/provocada por um anterior apoio estadunidense aos fundamentalistas islâmicos nesse país (http://dgibbs.faculty.arizona.edu/brzezinski_interview) - o qual, ao que tudo indica, tinha como objectivo maior a destruição da União Soviética.

    2. Apesar de terem inicialmente destruído as culturas de ópio quando chegaram ao poder, os Taliban promovem agora as mesmas (http://www.danielestulin.com/2010/09/23/la-droga-sa-i-parte/) como forma de financiar a sua guerrilha.

    3. E, uma curiosidade... Mais de 90% dos afegãos não sabe sequer o que foi o "11 de Setembro": http://www.dailymail.co.uk/news/article-2035160/Most-Afghans-know-9-11-according-disturbing-poll.html, https://www.youtube.com/watch?v=e1YAv_tPmho

    ResponderEliminar