terça-feira, 1 de outubro de 2013

Partidos políticos: o seu voto vale 12,60 euros

.











Por cada voto num determinado partido, nas eleições legislativas, o partido votado irá receber, ao longo da legislatura 12,60 euros. Não admira que esta seja uma das razões pelo apelo ao voto contra a abstenção.




Este valor faz parte da lei do funcionamento dos partidos políticos, e é calculado com base de que para cada voto recebem 1/135 do salário mínimo nacional, o seja 3,15 euros por cada ano legislativo, portanto 12,60 euros ao longo da legislatura.



Ou seja, para um número de votos expressos de cerca de 5,5 milhões, os vários partidos vão receber 70 milhões ao longo de quatro anos. Mas não só os partidos representados na Assembleia da Republica recebem parte desse dinheiro, todos os partidos que obtenham mais de 25 000 votos, também têm direito. Assim, por exemplo, partidos como o PCTP recebe 150 mil euros e o PND recebe 130 mil euros.



A estes valores, pagos com os dinheiros públicos, temos de acrescentar as subvenções destinadas às campanhas eleitorais. Esta última eleição autárquica tinha um valor inscrito no orçamento de estado de 48 milhões de euros.



Além disso, os partidos políticos podem receber dinheiro de donativos privados. Neste campos existem inúmeras oportunidades de corrupção e financiamento ilegal, cujo controlo por parte das Entidades de Contas se revela na prática impossível.










  

.

2 comentários:

  1. Infelizmente ninguém (ou quase) quer saber disso. Para a maioria, a crise deve-se aos caprichos da economia, mas nunca à corrupção!

    ResponderEliminar
  2. E os anarcas, feitos estúpidos, sempre a gastar dinheiro do próprio bolso, enquanto as pessoas (mais sábias e mais inteligentes, que sabem o quão errados estes estão) atiram os panfletos para o chão (o que é sempre, também, um acto muito civilizado)...

    Noutros países (mais civilizados), têm de ser as pessoas a (voluntariamente) doar dinheiro para as campanhas que apoiam. Mas, como neste país se pode abusar do Povo à vontade (que ele gosta) é isto que acontece...

    E a quantidade de dinheiro que vai para fundações privadas, para financiar projectos pessoais, que não têm interesse público?...

    E os impostos que aqui pagamos em produtos alimentares, enquanto noutros países, em que as pessoas ganham muito mais, estas acham escandaloso que se page uma fracção desse mesmo valor?

    Nunca vi, no Mundo Ocidental, Povo tão estúpido como o nosso...

    ResponderEliminar