segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Banca: a incrível "aldrabice" das taxas de juros.



Já foi aqui referido neste blogue mas não é demais relembrar o verdadeiro truque de ilusionismo que representam as taxas de juros cobradas pelos banco.


Não admira que os estados estejam subjugados ao poder económico dos grandes grupos financeiros e isto com a benção da União Europeia e os seus tratados, que no fundo é a mesma coisa.



Ao abrigo do artigo 123 do Tratado de Lisboa, os estados membros da União Europeia não podem recorrer ao Banco Central Europeu (BCE) para contrair dívidas, têm de o fazer através dos bancos privados.

Mas a banca financia-se junto do BCE pagando uma taxa de juro de apenas 1% e depois essa mesma banca empresta esse mesmo dinheiro às famílias, às empresas e ao estado cobrando taxas de juros de cerca de 5%.

A divida da banca portuguesa ao BCE corresponde a cerca de 30% do PIB, ou seja perto de 50 000 milhões de euros. A soma dos vários empréstimos da banca a operar em Portugal ao estado português já totaliza 10 500 milhões de euros, com taxas de juros a 4 anos de 4,5% e a 10 anos de 6,4%.

Por outras palavras, o estado português paga 574 milhões de euros de juros à banca mas só pagaria 105 milhões se podesse financiar-se directamente junto do BCE.

O mesmo se passa com as famílias e as empresas.

Não admira que os quatro grandes da banca privada portuguesa lucraram 4,1 milhões de euros por dia no terceiro trimestre deste ano.

O economista Eugénio Rosa questiona: se não seria justo lançar um imposto sobre estes lucros extraordinários e sem risco da banca? Isto para já não falar no valor real do IRC pago pela banca, que é de cerca de 4,3%.

As medidas sociais e económicas drásticas que os governos tomam para pagar as dívidas, foram na realidade criadas pelos próprios, autorizando a criação monetária privada e a obrigação por partes dos estados a que os empréstimos sejam feitos pela banca privada. São os bancos e os grandes grupos financeiros que mais beneficiam com as crises.


Como dizia Henry Ford: "Ainda bem que as pessoas não compreendem o nosso sistema monetário e bancário, porque, se compreendessem, eu acredito que haveria uma revolução antes do amanhecer."




http://www.eugeniorosa.com/Sites/eugeniorosa.com/Documentos/2010/43-2010-Riqueza-2-transferida-estrangeiro-continua-crescer.pdf

2 comentários:

  1. CARO OCTUPUS

    NÓS PORTUGUESES ADORAMOS:

    FUTEBOL
    FADO
    FATIMA
    NOVELAS

    VAMOS ALEGREMENTE EM DIRECÇÃO AO ABISMO......
    SALVE-SE QUEM PUDER .....

    UM ABRAÇO, E CONTINUE COM ESTE EXCELENTE BLOG.

    RAMIRO LOPES ANDRADE

    ramirolopesandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Recomendo,

    http://www.zerohedge.com/article/debt-bubble-chronicles-does-bernanke-really-think-qe-will-boost-home-prices%E2%80%A6-or-he-simply-tr?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+zerohedge%2Ffeed+%28zero+hedge+-+on+a+long+enough+timeline%2C+the+survival+rate+for+everyone+drops+to+zero%29

    ResponderEliminar