quinta-feira, 8 de abril de 2010

Haiti: Como é que o FMI-USA destroem as economias locais...




A miséria nos países em via de desenvolvimento não é inevitável. Esta é construida passo a passo por esquemas bem oleados das grandes potêncais com a ajuda dos seus organismos monetários. Um pequeno exemplo com o Haiti e a produção de arroz...



Passo zero: Autossuficiência.


Há trinte anos o Haiti era um país autossuficiente em termo de produção de arroz, isto é, a conseguia alimentar a sua população. No meio dos anos 1980, após a fuga do ditador Jean-Claude Duvalier que esvaziou os cofre do estado, o Haiti precisava de dinheiro.


1º passo: a dívida ao FMI.


Pressionado pelos Estados Unidos, o Haiti recorrer ao imprestimo do FMI (Fundo Monetário Internacional). Para que este se realize, o Haiti é obrigado a liberalizar o seu comércio, assim deverá reduzir as tarifas alfandegárias que protegiam a sua produção agrícula e em particular do arroz.


2º passo: importar arroz barato.


Sem dinheiro, o Haiti inicia a importação de arroz dos Estados Unidos a um preço muito mais barato do que o produzido pelos agricultores locais que pouco a pouco ficam desempregados e procuram trabalho nas cidades. Em poucos anos o Haiti tornou-se o principal importador de arroz americano.


3º passo: aumento do preço do arroz.


Em abril de 2008 assistimos a uma subida generalizada de alguns alimento e em particular do arroz, agora mais caro em 50%. A maioria da poupulação deixa de poder compra-lo, mas também já não tem estrutura locais para o produzir.


4º passo: quem lucra?


Na realidade o FMI é uma "sucursal" dos Estados Unidos, estes transformam os países do terceiro mundo financeiramente dependente e arruinam as economia locais por imposição de regra de desregulamentação internas. Nos Estados Unidos as grandes multinacionais agro-alimentares são subvencionados pelo estado, com o dinheiro dos contribuintes. Assim, por exemplo, a Riceland Foods inc. recebeu entre 1995 e 2006, subvenções no valor total de 500 milhões de Dólares. Estas subvenções permitem colocar no mercado mundial o arroz, por exemplo, a um preço imbatível e exporta-lo para os país desregulamentados.


Os Estados Unidos têm tarifas alfandegárias de 3 a 24% para as importações de arroz, barreira esta que o Haiti foi obrigado a suprimir para a concessão dos imprestimos do FMI!

2 comentários:

  1. o que é tarifas alfandegarias?

    ResponderEliminar
  2. As tarifas (ou taxas) alfandegárias são impostos cobrados sobre os produtos importados ou exportados.
    Neste caso, o arroz importado que tinha uma taxa alfandegária elevada para proteger a produção interna é abaixada e esse arroz estrangeiro entra em concorrência directa com o nacional.

    ResponderEliminar