sábado, 13 de junho de 2009

O nível médio dos oceanos não irá subir !




Contrariamente ao que vos querem fazer querer, a Terra estará a arrefecer. Surpreendido?


A curto prazo, iremos até entrar numa pequena época de arrefecimento intenso com um pico de temperaturas particularmente baixas, por volta do ano 2040. E esse arrefecimento já começou...








Todos nos habituámos a ver nos telejornais, enormes blocos de gelo a desprender-se e a flutuar no oceano.

O filme de Al Gore vem-nos logo à memória.


Dizem-nos que, ao derreter os icebergs provenientes das banquisas irão fazer subir o nível dos oceanos.

Só por si, isto não é verdade.

A física elementar diz-nos que o nível se manterá igual.





Podem fazer, em casa, a experiência de encher meio copo com água e nele colocar um ou dois cubos de gelo. Faça uma marca representando o nível da superfície da água. Deixe derreter o gelo e no fim verifique que o nível se manteve invariável.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_de_Arquimedes







A unica maneira de fazer subir o nível do oceano seria através do derretimento das camadas de gelo que se localizam sobre as grandes superfícies terrestres, e não o proveniente das banquisas que se encontram sobre o mar. Essas princípais superfícies são a Gronelândia e o Antártico.


Mas o que os "media" e os orgãos ofíciais da desgraça do aquecimento global não dizem, é que a espessura de gelo nas regiões centrais dessas terras está a... aumentar!





O climatologista norueguês Ola Johannessen, publicou na prestigiada revista científica "Science" (21 de outubro de 2005), um artigo, em que as várias medições referem um aumento de cerca de 6,4cm por ano, da camada de gelo, acima dos 1500m, nas regiões interiores da Gronelândia, e um aumento total de 60cm nos últimos 11 anos.

Abaixo dos 1500m registou uma diminuição de 2cm por ano, sendo todavia um saldo claramente positivo.

Ele explica este fenómeno pelo facto que o ar frio, formado por cima do Ártico e exportado sob a forma de anticiclones móveis polares (AMP), provoca o regresso na frente desses AMP, de um ar ciclónico quente e humido vindo do sul.
Esse ar mais quente, por sua vez, aumenta a precipitação nos locais interiores mais altos da Gronelândia, que se faz sob a forma de neve.
Essa actividade, pelas leis da termodinamica, provoca o aumento da temperatura na periferia da Gronelândia, tendo como efeito o aumento do degelo das banquisas.


http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/1115356v1


http://www.sciencemag.org/cgi/search?src=hw&site_area=sci&fulltext=ola+johannessen


O mesmo fenómeno passa-se no Antártico, só que aqui, o degelo observado no lado Oeste é compensado pelo aumento de gelo no lado Este desse continente. Isto é referido por Richard Alley, climatologista da Universidade de Pennsylvania, nesse mesmo número de "Science".


http://www.sciencemag.org/cgi/gca?SEARCHID=1&FULLTEXT=richard+alley+2005&FIRSTINDEX=0&hits=10&RESULTFORMAT=&gca=310%2F5747%2F456&sendit.x=30&sendit.y=8


http://www.sciencemag.org/cgi/search?src=hw&site_area=sci&fulltext=richard+alley+




Resumindo, estamos, pelos visto, a assistir a um degelo localizado nas periferias da Gronelândia e do Antártico, que não terá qualquer efeito no nível dos oceanos, e a um aumento da camada de gelo no interior dessas terras.


O mês passado terminou uma missão cientifíca alemã, a bordo do navio "Polastern". Após várias medições chegaram á conclusão que o mar profundo da Antártida está a...arrefecer! Imagens satelite do Verão antártico revelam a maior extensão de gelo marinho alguma vez registada...


http://www.cienciahoje.pt/26107

Sem comentários:

Enviar um comentário