quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gripe suína: a morte em directo no Google com a benção da O.M.S.

(O termo gripe suína já não é correcto, passou a chamar-se gripe A depois dos porcos terem sido ilibados!)








A O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) declara em tempo real todos os casos de gripe A no Google Maps.



Agora já podemos seguir a progressão dos casos de gripe A em directo e num mapa mundo. Para quê? Qual o interesse para o comun dos mortais, a não ser um certo "voyeurismo"? Não faltará muito tempo em que poderemos aumentar o mapa e ver cada rua, cada casa onde mora o doente. Passaremos a desconfiar de tal ou tal vizinho referenciado no mapa. Para quando assistir até às imagem reais da sua agonia? O prepósito deste tal mapa tem como objectivo o alastramento do clima de pânico.



A O.M.S. é um Instituto dependente da O.N.U.. Este é financiado pelos países membros mas sobretudo e cada vez mais por donativos particulares através de parcerias com ONG, organizações como a "Bill e Melinda Gates Foundation", a "Rockfeller Foundation" e sobretudo pela grande Indústria Farmacêutica.

A O.M.S. é um organismo que decide como devem viver os seus 193 países, sem que esses Estados ou as pessoas que os compõem tenham direito a uma palavra.

"A O.M.S. é uma "casa" opaca, onde a definição dos programas são defendidos na sombra pelos interesses dos lobbies industriais com grande eficácia."
www.monde-diplomatique.fr/2002/07/MOTCHANE/16708

Desde hà mais de 50 anos que a elaboração das vacinas contra as gripes sazonais depende da Rede Mundial de Vigilância da Gripe coordonada pela O.M.S.. A partir dos dados dessa rede todos os anos são produzidas 250 000 000 de vacinas por ano no mundo. Apesar de existirem 110 centros certificados pela O.M.S. em 87 países, apenas existem 4 centros de referência em virologia a nivel mundial: Atlanta (U.S.A.), Londres (G.-B.), Melbourne (Australia) e Tóquio (Japão). Só estes estão aptos a fazer análises mais pormenorizadas das amostras e caracterizarem os vírus.

No caso deste surto de gripe A, no México, o único laboratório próximo que pode confirmar esse vírus é o de Atlanta (U.S.A.). O mesmo se passa para toda a América Latina. Este centro monopoliza portanto este tipo de exame e os seus dados são emitidos como verdades incontestáveis.

As boas notícias são que este surto está a chegar ao fim (foi rápido), mas a má notícia é que, pelo que diz a O.M.S., em outubro há mais! Até lá todos os países vão poder renovar o stock de "Tamiflu" em fim de validade e aumentá-lo. Porque desta vez estivemos quase, quase à beira da pandemia. Este surto não esteve apenas circunscrito ao Sudeste Asiático, foi um pouco por todo o mundo e ele vai voltar.

1 comentário: