quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Composição da Coca-Cola: mitos e realidade.









Cada dia no mundo, são vendidas 1,5 mil milhões de garrafas de Coca-Cola, com receitas de 30 mil milhões de Dólares.

A composição oficial da Coca-Cola é de: água gaseificada, açucar, corante da caramelo E150d, ácido fosfórico como acidificante, extratos vegetais e aroma de caféina.

Na verdade, a fórmula "secreta" da Coca-Cola, hoje em dia, desvenda-se facilmente com a ajuda de um espectrómetro. O problema é que a patente impede que esta seja copiada. A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola para evitar processos judiciais.


Alguns componentes da Coca-cola e consequências para a saúde:


Um dos compnente é o Cloreto de Sódio (sal), em exagero, que refresca e ao mesmo tempo dá sede a dobrar, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também existe em grande quantidade : 39 gramas de "açúcar" (sacarose). Mais de 10% da Coca-Cola é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa cheias de açucar por lata!


Em termos gerais a composição da Coca-Cola é a seguinte:

Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar a cor escura e o gosto; ácido ortofosfórico (azedo); sacarose - açúcar ( HFCS- High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha de cocaína e outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono ( muito ) para causar aquela sensação de ardor na garganta quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.


O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, este ácido literalmente corrói tudo, e em grande quantidade pode até causar a destruição do esmalte dos dentes, o ácido cítrico ataca os dentes com muito menor violência. Este ácido pode até causar osteoporose, particularmente em crianças dos 2 aos 14 anos.



Composição exacta (?) da Coca-Cola:

Após Pendergrast já ter publicado a composição da Coca-Cola, William Poundstone publicou um livro em 1983 com a formula que se julga, hoje em dia ser a mais exacta da sua composição:


Xarope:

Açucar (2400 g, diluido em água)

Caramel (91,99 g)

Caféina (3,1 g)

Ácido fosfórico (13,2 g)

Folhas de cocaína descocaínizada (1,1 g)

Noz de Cola (0,37 g).

Sumo de lima (30 g)

Extrato de baunilha (1,86 g)

Glicerina (19 g)

Esmagar as folhas de cocaina e as nozes de cola em 22 g de álcool a 20%. Juntar o sumo de lima, a glicerina e o extrato de baunilha. Assim obtemos o xarope.


Os engrediente aromáticos:

Laranja (0,47 g)

Limão (0,88 g)

Noz muscada (0,07 g)

Canela da China (0,2 g)

Lima (0,47 g)

Umas pitadas de Flor de Laranjeira, de Coentros e de alfazema.


Misturar estes aromas com 4,9 g de álcool a 95% e 2,7 g de água. Deixar repousar 24 horas a 60ºF. Aparece uma espuma que juntamos ao xarope. Por fim juntar água suficiente para obter um galão (3,785 litros) de xarope.

Para obter bebida final de Coca Cola junta-se 1 onça de xarope em 5,5 onças de água gaseificada.


Um pouco de história...



O nome "Coca-Cola" é uma marca americana patenteada em 1887. O nome deriva da sua primeira constituição: a folha de cocaína e a noz de cola. Na origem, era utilizada pelo seu inventor e farmacêutico, John Pemberton, como medicamento para problemas gastrointestinais, como dores de estomago e diarreia. Ainda hoje é considerado um bom antidiarreico.

A noz de cola, de gosto amargo, tem uma grande quantidade de caféina. Fez parte durante muito tempo da composição da Coca-Cola, mas dado o seu elevado custo, há quem pense que hoje em dia terá sido subtituída por aromatizantes artificiais.

A primeira receita tinha o nome de "French Wine Coca" e terá sido inspirada da receita do vinho francês "Mariani" que era uma bebida composta por vinho de Bordéus ao qual se juntavam extratos de folhas de cocaína e de noz de cola. Era portanto uma bebida alcoolizada.


Com a proibição do álcool em Atlanta (USA), de onde é originária a Coca-Cola, este deixou de fazer parte da sua composição. Mais tarde foi a vez da cocaína ser retirada. Em 1886, um copo de Coca-Cola tinha mais ou menos 9 g de cocaína.





Curiosidades:


Cada fabricante, sob licença da Coca-Cola, recebe o concentrado e só tem de juntar água. Como a água não tem o mesmo gosto em todas as regiões, esta é tratada com UV para ter um gosto identico em todo o mundo.

Por ainda serem utilizadas as folhas de cocaína, apesar de descocaínizadas, a Coca-Cola importa todos os anos cerca de 160 toneladas dessas folhas da Bolívia.

A Coca Cola é o maior consumidor mundial de Baunilha.




25 comentários:

  1. Para saber mais sobre HFCS

    http://www.youtube.com/watch?v=dBnniua6-oM

    Vale a pena ver isto.

    ResponderEliminar
  2. mto bom, estou fazendo um trabalho escolar sobre os efeitos que a coca cola tem sob nosso corpo e essas informações me ajudaram mto


    parabén aew pelo site!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. A Bolivia estaria rica se exportasse folhas de COCA para a Coca cola. Isso não é verdade

    apropósito, não são folhas de cocaína, são folhas da planta de coca

    ResponderEliminar
  4. Faltou informar o PH da bebida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o ph da bebida e acido

      Eliminar
    2. eu que nunca fui de me viciar em nada eu viciei em coca por un ano e depis parei hoje tomei uma garrafinha e fiquei com desejo de quero mais por que essa cicain vicia e nao irei colocara coca cola tao cedo em minha boca

      Eliminar
  5. essa composição ela é presente na quantidde de 2 litro da bebida?

    ResponderEliminar
  6. Para "descocainizar" as folhas da coca, voce praticamente perderia qualquer extrato para ser utilizado posteriormente.

    E sim, é possivel saber todas as moléculas que compõe a Coca-Cola, MAS NÃO é possível saber de qual extrato elas veem, este é o segredo da formula da Coca-Cola!

    A formula não está patenteada, patente tem prazo de até 10 anos para garantir 'o lucro' pela 'inovação', se fosse o caso, com a idade da Coca-Cola, qualquer um hoje poderia produzir Coca-Cola...

    ResponderEliminar
  7. Não se consegue acabar com a cocaína e o crak no mundo, justamente por a coca cola usar extrato de coca em sua formulação. pois seria muito facil exterminar as plantações de coca usando algum agente modificado geneticamente. Não o fazem porque a coca-cola é a marca mais cara do mundo.

    ResponderEliminar
  8. Não existe uma planta chamada "cocaína".
    A Cocaina é um substrato da Coca.
    Faltou pesquisa...

    ResponderEliminar
  9. Talvez isso ajude...

    http://www.cocacolabrasil.com.br/verdades-e-boatos/

    ResponderEliminar
  10. faltou na composição os pêlos,cabeça,etc.DO RATO

    ResponderEliminar
  11. eu ainda estou em duvidas sobre a formula secreta da coca cola

    ResponderEliminar
  12. E cadê o sal na fórmula exacta?

    ResponderEliminar
  13. Outra bobagem que eu vi ai foi dizer que tem Cloreto de sódio mas na composição não mencionar esse ingrediente.
    Tem ou não tem ?

    ResponderEliminar
  14. Eu tinha raiva porque a Coca-Cola vicia e é lá dos gringos mas nosso café brasileiro também vicia e o que tem em comum com a Coca-Cola é a CAFEÍNA:eu tenho usado a Coca-Cola para NÃO DORMIR e poder estudar já o café me dá gastrite.Tenho 80 anos e não posso me dar ao luxo de ter a cabeça vazia e quanto a dormir .... tenho toda a eternidade se é que existe alguma coisas depois que se bate as botas! Quatro horas de sono pra mim está ótimo!
    a.francaleite ///////a tragédia é a CUCA vazia :cabeça vazia é oficina do diabo!Quanto à COCA da América Latina é remédio para que não está acostumado aos ALTIPLANOS ...nada a ver com o tráfico..................

    ResponderEliminar
  15. Se colocarmos um osso num copo de coca-cola, ele vai literallmente ser dissolvido. O composto de cálcio e fosfato de que o osso é feito, é dissolvido pelo ácido fosfórico da bebida que retira o cálcio para a solução.
    Quando ingerida, a bebida vai ser dissolvida em aproximadamente 5 l de plasma corporal. Fornece ácido fosfórico que é necessário ao turnover do tecido ósseo.
    A cafeína que contém, vai estimular o consumo de energia celular que é feito pela decomposição de ATP em ADP + P. O fosfato (P) fornecido pela bebida, vai ser acumulado como reserva energética. Assim se por um lado a bebida causa o consumo de energia, por outro fornece fosfato que vai ser incorporado em ATP e outros compostos que funcionam como reserva energética. Isto é uma espécie de turnover energético, que revitaliza o organismo. Além disso, a bebida contém outros extratos revitalizantes. Para o problema de conter muito açucar, existe a light...

    ResponderEliminar