sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um grupo de anti-hipertensores suspeito de provocar cancro e morte cardiovascular.

O grupo de medicamentos antagonistas dos receptores da angiotensina, utilizados para a hipertensão arterial pode conduzir a um aumento da incidência de cancro e até do aumento da mortalidade cardiovascular.


Esse grupo de medicamentos inclui: o losartan (Cozaar), condesartan (Atacand), irbesartan (Aprovel), olmesartan (Olsar, Olmetec), telmisartan (Micardis, Pritor) e valsartan (Diovan, Tareg).




Os antagonistas dos receptores da angiotensina têm a vantagem de não provocar tosse ou edema como por vezes se observa com outros anti-hipertensores, nomeadamente os IEC (Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina) por exemplo o captopril ou o lisinopril. Todavia apesar de estes serem tão eficazes para a redução da tensão arterial como os restantes grupos, estudos recentes sugerem que poderão estar na origem de um aumento das incidências de cancro e acidentes cardiovasculares.




O "Lancet Oncology" publicou no dia 14 de Junho de 2010 um texto em analizava cinco estudos clínicos recentes em que o telmisartan (Micardis, Pritor) era utilizado versus um placebo num universo de 30 014 doentes. A incidência de cancro foi de 7,2% nos doentes que tomavam o telmisartan enquanto essa incidência foi apenas de 6% no grupo de controlo.




A FDA (Food and Drug Administration) por seu lado referia que após a analize dos estudos ROADMAP e ORIENT, ambos com o olmesartan (Olsar, Olmetec), em doentes com diabetes tipo 2, o risco de morte cardiovascular era superior aos que faziam placebo. No estudo ROADMAP, com 4 447 doentes, as mortes cardiovasculares foram de 15, nos que tomavam olmesartan contra 3 nos que não o tomavam. No estudo ORIENT, esses números foram de 10 e 3 respectivamente.




Nem tudo é mau com os antagonistas dos receptores da angiotensina, um estudo publicado no dia 12 de Janeiro de 2010 no British Medical Journal (BMJ), concluiu que num universo de homens com mais de 65 anos tratados com este grupo farmacológico a incidência de demências, e em particular de doença de Alzheimer, era menor do que nos doentes que recebiam outro tipo de anti-hipertensores.




Na prática, na escolha de um anti-hipertensor, os Inibidores da Enzima de Conversão da angiotensina (IEC) já deram provas de reduzirem a mortalidade de origem cardiovascular e portanto são preferíveis até se apurarem novos estudos. Não esquecer, por fim, que e tanto os IEC como os antagonistas dos receptores da angiotensina não devem ser prescritos em mulheres em idade de procriar, dado que a toma durante a gravidez, sobretudo no 2º e 3º trimestre, pode causar graves malformações fetais.







Sem comentários:

Enviar um comentário