sábado, 17 de outubro de 2015

Para que serve o Conselho de Estado?

.







Sala do Conselho de Estado


Muitos países têm um Conselho de Estado, na grande maioria é apenas um órgão consultivo, como em Portugal, mas no entanto, em alguns países tem um papel muito relevante.




Na Bélgica, na Grécia ou em França, este é um órgão consultivo e judicial, assiste o executivo com aconselhamento jurídico, e é o supremo tribunal de justiça administrativo. Na Itália garante a legalidade da administração pública. No Reino Unido administra o país na ausência da rainha.


Em Portugal o Conselho de Estado é apenas um órgão consultivo do Presidente da Republica. No entanto tem uma função consultiva importante nas questões de dissolução da Assembleia da Republica ou sobre declarações de guerra e paz.


Em Portugal, o Conselho de Estado é composto pelo Presidente da Republica (que o preside e não pode reunir-se sem ele), o Primeiro Ministro, o Presidente da Assembleia da Republica, o Presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e Madeira, os antigos Presidentes da Republica e muito importantes: 5 cidadãos designados pelo Presidente da Republica e 5 cidadãos eleitos pela Assembleia da Republica de harmonia com com o princípio de representação proporcional.


Segundo este último princípio, o Partido Comunista Português sempre teve um lugar neste órgão, excepto durante a presidência de Cavaco Silva. O Bloco de Esquerda já revelou que não está interessado em ter um representante seu no Conselho de Estado, mas o Partido Comunista Português faz questão de o ter.


O Conselho de Estado foi criado em Portugal por influência francesa em 1845 e funda-se no princípio da separações de poderes, com primazia do legislativo como assessoria ao executivo.


O Presidente da Republica só pode demitir o Governo, ouvindo o Conselho de Estado, quando se torne necessário assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas, o que significa que não o pode fazer simplesmente por falta de confiança política.


Perante a situação política actual, pós-eleições, este último torna-se de extraordinária importância e dá ao Conselho de Estado toda a sua plenitude nas decisões sensatas para o bem da Nação.









.







2 comentários:

  1. Bem lembrado
    mas não parece
    que o Cavico Salva
    queira consultar o Conselho de Estado

    ResponderEliminar
  2. o conselho de estado e um clube de interesses corporativos para enganar os tugas e fazer de conta.

    ResponderEliminar