quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Rússia entra no Facebook

 





Uma empresa russa entrou no capital do Facebook e com ela, a lavagem de dinheiro e a manipulação de mercados. Tudo com a colaboração de nossa velha conhecida Goldman Sachs. 




Facebook uma rede...de interesses.


A rede social Facebook começa bem este ano de 2011. Além dos rumores da sua compra pela Apple, fala-se também de um aumento de capital com, nada mais nada menos, o Goldman Sachs (que está em tudas) em 450 milhões de dólares e com a empresa russa DST Digital Sky Technologies em 50 milhões de dólares.
 
O Facebook vale assim actualmente 50 mil milhões de dólares.


De salientar, que muitos dos antigos colaboradores de Goldman Sachs estão agora na Digital Sky Technologies: John Lindfors, em setembro do ano passado, após 17 anos na Goldman Sachs; Alexander Tamas, em 2008; e Verdi Israelian. Portanto não é com surpresa que assistimos à entrada de uma empresa russa, a DST, no Facebook.



Facebook lava mais branco!


O CEO da DST é Youri Milner e por trás dele está o multimilionário Usmanov. 
Quem é Youri Milner o investidor de Facebook? 
Este homem da finança nasceu em Moscovo, onde realizou os seus estudos de Física,  em 1990 vai para os Estados Unidos onde obtem um MBA na Wharton School of Economics, passa pelo Banco mundial em Washington e volta para a Rússia. Encontra Gregory Finger, um investidor interessado como Milner na Internet e junto criam a empresa Digital Sky Tecnologies. 


A Goldman Sachs com este investimento financeiro pensa poder retirar algum dinheiro da Rússia de uma forma "transparente". Investindo no Facebook, está a investir numa empresa cuja a actual valorização escapa às regras do mercado, dado que não está cotada na bolsa, e por conseguinte, não o segue as regulamentações habituais do mercado. Quando quiser recuperar o dinheiro, vai fazê-lo através de um outro investidor que por sua vez o vai entregar no ocidente numa empresa "segura". 


Agora investe-se na Internet, antigamente era no sector imobiliário que este esquema funcionava, mas era mais longo e difícil, dado que tinha que se comprar um terreno e fingir que se iria construir qualquer coisa.
Com o investimento no sector da Internet, as manipulações estão facilitadas, dado que as suas valorizações escapam às regras do mercado e do bom senso, até poderá acontecer que alguns "idiotas" acabam por comprar mais caro o dinheiro aí investido. 
 
 
Este esquema permite que o dinheiro do milionário Usmanov, de origem duvidosa, seja reciclado e lavado através do Facebook. Ele está a ser "ajudado" pela Goldman Sachs, especialista em manipulações fraudulentas, como quando inventou produtos financeiros fictícios para permitir à Grécia esconder o seu estado financeiro.



Actualmente a composição dos accionistas no Facebook é a seguinte:






Neste gráfico podemos observar que 30% das acções são detidas pelos seus colaboradores e 24% pelo seu criador, Mark Zuckerberg. Mais interessante é constatar que 10% são detidas pela empresa russa Digital Sky Technologies e 4% pela Goldman Sachs. De assinalar que 3% são de Peter Thiel, fundador do PayPal e, surpresa, 1,5% são de Bono, volaclista dos U2, através da sua empresa Elevation Partner.


Decididamente, Facebook interessa cada vez mais os investidores, e não estamos só a falar da CIA. Aqui fica mais um dado para reflexão: na nova versão do interface do Facebook, o anonimato já não será possível, o site vai obrigar os internautas a identificarem-se.




http://www.tubbydev.com/2011/01/nouveaux-investissements-dans-facebook-bulle-calcul-ou-embrouille-.html

http://www.journaldunet.com/ebusiness/le-net/portrait/yuri-milner-qui-est-youri-milner-le-nouvel-investisseur-de-facebook/qui-est-youri-milner-l-investisseur-russe-de-facebook-des-etudes-americaines-avant-la-fin-de-l-urss.shtml

http://www.lemonde.fr/technologies/article/2011/03/02/facebook-veut-mettre-fin-a-l-anonymat-dans-les-commentaires-sur-le-web_1487101_651865.html#ens_id=1227433

http://www.lemonde.fr/technologies/article/2011/01/03/facebook-recoit-500-millions-de-dollars-d-investissements_1460241_651865.html

1 comentário:

  1. Eu já deixei de pagar as contas com cartão de crédito. Vou ao cash point, levanto em dinheiro e pago em cash. Sabem onde levantei o dinheiro mas não sabem em que o gastei. Fecbook, uso-os apenas para os enganar. Tudo o que lá ponho, ou é publico, ou é mentira. Sou mera estatística sem sentido mas não perco os sentidos.
    Abraço

    ResponderEliminar