segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para onde vai o dinheiro da ajuda a Portugal?

 .





Muitos portugueses ainda não fizeram bem as conta e não sabem qual vai ser o destino do empréstimo contraído por Portugal junto do FMI/FEEF. Estes 78 mil milhões de euros representa uma soma colossal e muito útil se fosse aplicada para o desenvolvimento da nossa economia, mais não é esse o seu destino...






12 mil milhões para a banca

 
Sim, 12 mil milhões de euros dos 78 mil milhões de euros do empréstimo vão directamente para a banca, com a criação de um fundo público que se destina ao seu  aumento de capital. Isto deve-se ao facto da União Europeia obrigar os bancos a cumprirem os rácios de solvabilidade de liquidez, o que a banca faz de bom grado, com o nosso dinheiro.


35 mil milhões para...a banca



Mais uma vez a banca sai beneficiada. Este dinheiro destina-se a garantir os empréstimos que a banca precisar de realizar, o que implica que se essas garantias forem accionadas quem paga somos nós, através da dívida pública.


55 mil milhões para pagar as dívidas e os juros



Este é o valor que corresponde ao pagamento das nossas dívidas e respectivos juros durante os próximos 3 anos.


30 mil milhões para pagar os juros do empréstimo



Este empréstimo do FMI/FEEF de 78 mil milhões de euros tem um taxa de juro média anual de cerca de 5,5%, paga ao longo de 7 anos e meio. Feitas as contas, só para pagar o total dos juros deste empréstimo durante esse período, vão ser necessários 30 mil milhões de euros, ou seja, representam 40% do empréstimo, ou seja ainda, temos um endividamento para pagar a própria dívida.


.

2 comentários:

  1. n é bem assim
    o FMI emprestou 26.000M com a taxa de juros de 3,5%, é muito alta, vamos lhes pagar 1.000M
    e a União Europeia é que emprestou os outros 52.000M, com a taxa de juros de 5,5%!!
    á união europeia, vamos pagar cerca de 3.000M

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,
    As suas contas estão certas, efectivamente vamos pagar como escreve 1 + 3 mil milhões de euros ao ano, o que dá 4 mil milhões; mas fazendo as contas ao período total do empréstimo, 7,5 anos, teremos como escrevi os 30 mil milhões.

    ResponderEliminar