segunda-feira, 9 de maio de 2011

Acabamos de viver dias de grandes progressos civilizacionais. Ou não?



.






11 de abril, Costa do Marfim. As forças armadas francesas depõem e prendem o presidente de um país que não agrediu a França, mas que se tinha recusado a entregar incondicionalmente as suas riquezas Não existe qualquer inquérito por parte dos media sobre o petróleo, o cacau ou sobre o que está por trás dessa guerra civil.



28 de abril, Marrocos. Um atentado atinge turistas estrangeiros num momento em que Mohamad VI se depara com uma contestação social e democrática crescente. Não existe qualquer inquérito por parte dos media sobre uma possível implicação dos serviços secretos que muitas vezes aplicam a clássica "estratégia da tensão".


1 de maio, Líbia. A NATO tenta assassinar o chefe de Estado de um país estrangeiro, violando o próprio mandato obtido da ONU que era limitado à "protecção da população civil". Três crianças de 4 meses, de dois anos e de três anos são mortas. Não existe qualquer inquérito por parte dos media sobre o respeito do direito internacional, nem sobre os verdadeiros objectivos de Obama (Exxon), de Cameron (BP) e de Sarkozy (Total). 



1 de maio, Paquistão. Nesse mesmo dia 1, como puro acaso, Obama dá ordens para executar sem processo um Bin Laden desarmado e declara que se "fez justiça". Até os criminosos de guerra nazis tiveram direito a um tribunal. Não existe qualquer inquérito por parte dos media sobre as revelações que Bin Laden poderia ter feito, nem sobre o facto que que a ocupação do Afeganistão deveria, logicamente, cessar presentemente.




Alguns interesses tentam fazer-nos voltar à época colonial, quando o único direito reconhecido era o direito do mais forte. Saquear as riquezas mundiais é o do interesse das multinacionais, mas os povos pelo contrário têm interesse é na paz, e portanto à cooperação Norte-Sul para acabar com a pobreza. Estas guerras são também contra nós.





Artigo de Michel Collon

Tradução Octopus


http://www.michelcollon.info/Des-journees-de-grands-progres.html?lang=fr





Sem comentários:

Enviar um comentário