segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deixar de fumar de um dia para o outro ou progressivamente tem a mesma taxa de sucesso

.



Nas pessoas motivadas para deixar de fumar, ao fim de seis meses, as taxas de sucesso são iguais para quem parou de um dia para o outro e para aqueles que o fizeram progressivamente.


O sucesso para deixar de fumar passa muito pela motivação pessoal e pelo apoio psicológico. Os substitutos nicotínicos contribuem muito pouco na taxa de sucesso.


Foram analisados 10 ensaios clínicos efectuados nos Estados Unidos e na Europa com total de 3760 fumadores, com uma média de idade de 43 anos, que fumavam em média 25 cigarros por dia e que queriam deixar de fumar. Um grupo fê-lo de uma forma brusca, deixando de fumar de um dia para o outro, o outro grupo fê-lo de uma forma progressiva. Todos tiveram acesso a apoio psicológico presencial ou por telefone.


Ao fim de 6 meses foi analisada a taxa de sucesso: 10% de abstinência. Não houve qualquer diferença nos dois grupos. Também não foram encontradas diferença entre os dois grupos nos que utilizaram substitutos nicotínicos, sendo a taxa de sucesso neste casos de 15%.


Apesar da sua fraca eficácia, quando se utiliza um medicamento para deixar de fumar, devem preferir-se os substitutos nicotínicos, em vez do Champix (vareniclina) ou o Zyban (cloridrato de bupropiona), dado que estes podem provocar efeitos secundários graves, como já aqui foi referido neste blogue.


Resumindo, as pessoas motivadas para deixarem de fumar podem fazê-lo de duas maneiras: podem deixar de fumar bruscamente ou progressivamente, globalmente a eficácia é a mesma.





http://www.prescrire.org/fr/3/31/46918/0/NewsDetails.aspx

4 comentários:

  1. Conheço um tratamento para Deixar de Fumar, que tem resultados de 90% de eficácia, comprovados. Todas as pessoas que querem deixar de fumar, têm que QUERER, não podem dizer "Eu QUERIA", têm que dizer "Eu QUERO". O tratamento é pago, custa 300€, não pode ser oferecido. Utiliza um Laser, daí chamar-se de ACTION LASER. O fumador, de 10 a 80 cigarros por dia, não interessa a quantidade, fuma o último cigarro minutos antes de iniciar o tratamento, que dura 1 hora, e no fim já é ex-fumador. Toma vitamina C e bebe muita água, abstem-se de cafeina e álcool durante uma semana e bochecha com um colutório. Volta à clínica 48 horas depois para um reforço e, se precisar, faz mais reforços até aos 90 dias. Não conheço outro método tão fácil e isento de efeitos secundários. Experimentei de tudo antes. ACTION LASER.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, em que clínica foi?! pode dizer?!

    ResponderEliminar
  3. a abstinência da falta do cigarro deu em mim distubio na mente é normal???????

    ResponderEliminar
  4. I do not know whether it's just me or if perhaps everyone else experiencing issues with your
    blog. It appears as if some of the written text in your content are running off
    the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is
    happening to them too? This may be a issue with my browser
    because I've had this happen before. Many thanks

    Feel free to surf to my web blog :: sprawdź tutaj

    ResponderEliminar