sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nimesulida ("Nimed"): Perigo de hepatite por vezes mortal.

O nimesulida ("Nimed", "Aulin", "Donulide", "Jabasulide", "Sulimed") é um dos anti-inflamatórios mais prescrito em Portugal e no mundo.


Após númerosos casos de hepatites provocadas por este medicamento, será prudente evitar a sua prescrição e até eventualmente considerar a sua retirada definitiva do mercado.






O nimesulida está comercializada na Itália desde outubro de 1985. Actualmente é vendida em 50 países do mundo, e até hoje já foram efectuados mais de 500 milhões de tratamentos.





É um anti-inflamatório não esteróide, usado nas dores agudas, nas artroses e dores menstruais. A sua eficácia é semelhantes à dos outros anti-inflamatórios não esteróides. O problema é que representa um risco, apesar de raro, de hepatite medicamentosa podendo conduzir à morte.





Na Finlândia foi retirado do mercado em 2002, quatro anos após a sua comercialização, por terem sido registados 66 casos de hepatite devido ao nimesulida, com um falecimento e dois transplantes de figado. Uns meses depois foi a vez da Espanha suspender a sua comercialização após 30 casos de hepatite, três dos quais tendo conduzido à morte dos pacientes.





Por ter havido númerosos casos de intoxicação grave do figado, a Irlanda suspende a venda do nimesulida em 2007. Nesse mesmo ano, a Agencia Europeia do Medicamento (EMEA) decide realizar uma nova avaliação do medicamento. Após estudar a toxicidade hepática do nimesulida, e muita pressão do lobby farmacêutico, chegou à conclusão que não se justificava a suspensão do medicamento.





Todavia, para limitar o risco hepático, recomenda que a duração dos tratamentos não ultrapasse os 15 dias e portante preconiza que as embalagens com mais de trinta comprimidos deixem de ser vendidas. Afinal sempre existe um risco!





Desde há vários anos que revistas médicas independentes do lobby farmacêutico, cono "Prescrire", têm vindo a pedir a retirada definitiva do mercado do nimesulida. Dado ter a mesma eficácia que outros anti-inflamatórios não esteróides, o risco não compensa o benefício. Para o alívio da dor deverá ser utilizado preferencialmente o paracetamol ("Ben-u-ron"), caso seja necessário um anti-inflamatório deve ser utilizado o ibuproféne ("Brufen") que tem a melhor relação benefício/risco.








http://www.generation-nt.com/chmp-emea-confirme-profil-positif-rapport-benefices-risques-nimesulide-newswire-48699.html

http://www.esculape.com/medicament/nimesulide_nexen.html

http://www.prescrire.org/bin/cqp/index.php?id=34107

2 comentários:

  1. Olá! Gostei. Quando quiser escreva sobre o antidepressivo seroxat, esse sim devia ser banido do mercado.

    ResponderEliminar
  2. O Seroxat já foi abordado no artigo seguinte: http://octopedia.blogspot.com/2010/03/eficacia-dos-antidepressivos-e-igual-do.html

    ResponderEliminar