quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cuidado com a toma de Loftyl



O Loftyl, medicamento ainda muito utilizado em Portugal, é acusado de provocar efeitos secundários por vezes graves e poderá ser brevemente retirado do mercado.




O que é?


O Loftyl (buflomedil) é comercializado em comprimidos em Portugal com as doses de 300 e 600 mg pelo laboratório Abbott. É um vasodilatador para o tratamento sintomático da doença arterial dos membros inferiores, chamada de claudicação intermitente, este mediacmento permite aos doentes aumentar o seu trajecto ao andar sem dores nas pernas. Já foi prescrito para alterações visuais e auditivas, e ainda continua muitas vezes a ser utilizado no síndrome de Raynaud que é uma alteração crónica da circulação sanguínea das extremidades.



Efeitos secundários por vezes graves.


O Loftyl pode provocar efeitos secundário por vezes graves, sobretudo quando administrado em doses elevadas ou quando o doente tem a sua função renal deteriorada. Os efeitos neurológicos são sobretudo convulsões e os cardíacos vão desde as alterações do ritmo cardíaco até à paragem cardíaca.


O ultimo relatório da Afssaps (o equivalente francês ao Infarmed) faz o ponto da situação da farmacovigilância do Loftyl. Entre 2007 e 2009, foram registados 25 casos de efeitos secundário desse medicamento, com 4 efeitos secundário neurológicos graves e 5 efeitos cardíacos graves, dos quais 2 mortais. Também houve no mesmo período 27 casos de tentativa de suicídio por ingestão dessa substância e 26 casos de sobredosagem por erro de toma.



Doses muito elevadas comercializadas em Portugal


O Loftyl apresenta assim um benefício modesto comparado com os riscos. Para tentar remediar este problema, a dose mais elevada de Loftyl, de 300 mg, foi retirada do mercado em França, sendo apenas ainda comercializada a de 150 mg.
Não esquecer que em Portugal existe alem da dose de 300 mg, uma ainda mais elevada de 600 mg. Pensa-se que a dose diária tóxica será de 2 g.



Um medicamento a banir do mercado


A atitude correcta será de substituir o Loftyl por outro medicamento equivalente mais seguro, até à sua nova avaliação com a sua eventual retirada do mercado. De qualquer maneira não existe razão para pânico, se estiver a tomar o Loftyl, tem de ter cuidado na dose diária que toma e saber se não é portador de uma eventual diminuição da função renal.




http://www.prescrire.org/fr/3/31/46708/0/NewsDetails.aspx

http://www.lepoint.fr/societe/quels-risques-pour-les-consommateurs-de-buflomedil-05-01-2011-127060_23.php

http://www.afssaps.fr/Infos-de-securite/Retraits-de-lots-et-de-produits/Retrait-des-specialites-comprimes-dosees-a-300-mg-en-buflomedil/%28language%29/fre-FR

http://www.destinationsante.com/IMG/pdf/861de3e440a1f962b4c212250e062e74.pdf



Sem comentários:

Enviar um comentário