quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mario Draghi: a inacreditável nomeação de um vigarista para presidente do BCE

.




Pela primeira vez, a presidencia do Banco Central Europeu (BCE), um lugar reservado até aqui aos holandeses, alemãos e franceses, vai ser entregue a um italiano: Mario Draghi.


Mario Draghi formou-se em economia na Universidade La Sapienza de Roma, obteve um doutorado em economia pelo Massachusetts Institute of Tecnology (USA) em 1976, foi professor da Universidade de Florença de 1981 até 1991, foi director Executivo do Banco Mundial de 1984 a 1990 e director-geral do Tesouro italiano de 1991 a 2001.




Um passado suspeito...


Até aqui tudo bem. Temos um indivíduo com um curriculo invejável. O problema é que no seu curriculo, também aparece uma fase nubelosa, aquela em que foi vice-presidente na Europa do banco Goldman Sachs.

(ver artigo: "Goldman Sachs: um dos tentáculos do polvo" e "Explosão da BP premeditada?")

Essa função foi exercida de 2001 a 2005. Ora, entre 2001 e 2002, a Grécia dissimulou várias dezenas de milhares de euros de dívidas. Mario Draghi disse que não sabia de nada. Uma resposta que nos deixa no mínimo perplexos: ou está a mentir, o que é grave para o cargo que vai desenpenhar no BCE, ou é um incompetente, o que é perigoso para as finanças europeias. Também pode ser mentiroso e incompetente!


Temos portanto a nomeação para presidente do BCE, de um hommem que trabalhou para um dos maiores bancos privados. O seu antecessor, Jean-Claude Trichet também estava ligado aos meios financeiros, mas através de altos cargos público, nunca directamente ligado a um banco, como agora vai acontecer.


Não admira que o jornal Le Monde diga dele que "os seus conhecimentos dos mercados faz dele o melhor candidato para o BCE", só se for para a comunidade financeira!


A nomiação de Mario Draghi vem clarificar as coisas. O BCE não defende os interesses dos seus cidadãos, mas sim o interesse dos bancos.



O negócio do século!


Temos então, um homem que vai assumir o futuro do Euro, e que passou por um banco que escondeu as contas da Grécia, e que veio a criar as condições para o descadeamento de uma crise na qual o Euro era o alvo. Descubra onde está o erro.


O banco Goldman Sachs não é um banco qualquer. Basta lembrar que Henry Paulson passou por lá 32 anos, antes de ser chamado em 2006 para secretário do Estado do tesouro americano, cargo esse que ocupava quando o banco Lehman Brothers, grande inimigo da Goldman Sachs, foi levado à falência e que o governo, do qual fazia parte Henry Paulson, decidiu não o secorrer.

 

Em 2009 a dívida grega era insustentável. É então, que o Goldman Sachs vai realizar o negócio do século. Vai fazer circular o rumor de que a Grécia vai pedir à China para lhe comprar 25 mil milhões da sua dívida. Goldman Sachs sabia perfeitamente que a China nunca iria cobrir essa soma. Finalidade: fazer disparar os mercados. Porque paralelamente, o Goldman Sachs aconselha os seus clientes a comprar Credit Default Swap grego. Estes Credit Default Swap funcionam como uma espéce de seguro, se a Grécia não pagasse, era o Jackpot assegurado.



Nessa altura, o Goldman sachs já ganhava uma soma considerável como "consultor" da Grécia, mas ao mesmo tempo, fazia "apostas" sobre a sua falência nas suas costas. Como é que se pode chamar a isto? Senão manipulação de mercado ou vigarice. Qualquer que seja o termo, estamos perante uma total falta de ética e de desregulação do mercado. E agora, temos esse mesmo Sr. Draghi nomeado presidente do BCE!


Nota: como seria de esperar, Mario Draghi também é membro do clube de Bilderberg.



.

 

 

4 comentários:

  1. Tradotto da Google Translate:

    Mario Draghi presto prenderà le redini della BCE: il sospetto che egli non voleva dissipare

    2010: L'indagine della Commissione europea nella composizione dei conti della Grecia con l'aiuto della banca d'investimento (Goldman Sachs) che Mario Draghi è stato vicepresidente del ramo europeo. Non più ... Ma il codice di esperti di etica nel valore del tesoro vietato tali pratiche.

    Maggio 2011: JC Trichet sarà veto all'apertura degli archivi coinvolti, nell'ambito di un procedimento legale avviato da Bloomberg. Il pretesto per il rifiuto non è quello di spaventare i mercati ...

    Giugno 2011: Mario Draghi è messa in dubbio dal deputato che è stato coinvolto nel suo caso contro il Comitato per i problemi economici e monetari. Ecco, questo è la prima occasione per dissipare i sospetti contro di lui, europarlamentare, a conclusione dell'udienza, considera la mancanza di fiducia rimane.

    Attenta analisi del dibattimento (º C).

    ResponderEliminar
  2. Será que o comentador ºC pensou que o italiano é o português?... :) Mais lhe valia ter deixado em francês... :)

    ResponderEliminar
  3. Mario Draghi: a suspeita de que ele não queria se dissipar

    Como um prelúdio para uma audiência como parte do processo da sua nomeação em junho de 2011, o candidato para a governação do BCE, Mario Draghi (R) disse:

    Como retribuição por sua independência, o Banco Central Europeu precisa mostrar maior transparência e responsabilidade.

    Será que este princípio compromisso em relação à controvérsia em torno da manipulação das contas públicas da Grécia, o banco de investimentos Goldman Sachs (GS), que foi vice-presidente do ramo europeu, a partir de 2002? Sua participação na instalação intitial está excluída, uma vez que data de 2001. Se ele tivesse, no entanto, um papel de supervisão da equipe que negociou e acompanhou, deixando fazer, ele teria falhado em suas obrigações éticas. Foi-lhe dada a oportunidade de explicar a uma audiência perante o Parlamento Europeu. Este grande servo do Estado disse que ele era um estranho para esta pergunta, porque, não tendo motivação para incluir o setor público nas suas relações, ele e seu empregador seria organizado também. Mas é inconsistente com o perfil da posição contida em uma declaração oficial do seu empregador no momento de contratar. Um evento gerado por uma auditoria do Eurostat, em 2010, o que deve atrair a atenção, mas não foi levantada na audiência, que a maturidade é fornecido no financiamento de 2001 foi prorrogado em 2005, Ele toma posse no Banco da Itália em 2006. Finalmente, é estranho que no mês anterior à audiência, o BCE tem bloqueado o acesso a conteúdos de arquivo com informações sobre o contrato entre o banco eo Tesouro a agência de notícias grega, que tinha mediante solicitação por lei. Em entrevista à televisão, o deputado que estava envolvido no caso considerado, na conclusão da audiência, o déficit de confiança manteve-se largamente.

    ResponderEliminar
  4. Por outras palavras o sr Draghi foi(ou é)mais um ponta de lança do goldman sachs na europa,o qual esteve na base da fraude das contas gregas!

    ResponderEliminar