segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BES: quando um banco participa no Conselho de Ministros !...

.








O presidente do BES, Ricardo Salgado, entrou pelas 18h05 na Presidência do Conselho de Ministros, no passado dia 13, onde o Executivo está a discutir o Orçamento do Estado para 2012.


À entrada, o banqueiro não falou aos jornalistas.

Antes que alguém suspeitasse que o banqueiro estivesse ali para falar dos milhões de dinheiros públicos a entregar à banca, das privatizações, dos benefícios fiscais, Ricardo Salgado acabaria por «revelar» o motivo da sua presença: «questões de imigração», disse.


Neste edifício o Conselho de Ministros estava reunido desde 08h30 para aprovar o Orçamento do Estado de 2012.


http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/bes-ricardo-salgado-conselho-de-ministros-imigracao-crise-agencia-financeira/1289017-1730.html



Não admira que tivesse considerado este Orçamento de "enorme coragem". Não esquecer que, além das medidas draconianas para a quem vive dos seus rendimentos, Portugal tem no programa de assistência assinado com a "troika", 12 mil milhões de euros previstos para a recapitalização dos bancos portugueses.


Esta "visita" de Ricardo Salgado vem mais uma vez demonstrar que no comando do país, como alias na União Europeia está, de facto, o capital financeiro.


Esta "visita" do banqueiro, é uma velha tradição de família, os Espírito Santo sempre tiveram uma relação privilegiada com o poder político em Portugal, e esta relação teve o seu ponto alto no tempo do fascismo.


Um Governo que recebe a família Espírito Santo enquanto discute o Orçamento de Estado é um Governo que reconhece, tão bem como o anterior, a voz do dono.


.

5 comentários:

  1. É caso para dizer que há séculos o País não sai da cepa torta, devido à Providência do espírito santo!

    ResponderEliminar
  2. Cara Fada do Bosque,
    Decidi escrever este artigo após ter lido o seu último comentário, dado que muita gente não os lê. Obrigado
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro dr. Octopus,
    Quem tem de agradecer sou eu. Costumo "perder tempo" em comentários para divulgar informação uma vez que pesquiso bastante, mas para publicarem... já não pega muito, a não ser em blogues brasileiros que parecem mais interessados no que acontece por cá do que muitos europeus e/ou portugueses. Por isso fico tão contente, que não é necessário agradecer pois eu é que me sinto obrigada para consigo.
    Obrigada eu! :)

    ResponderEliminar
  4. Depois do acordo alcançado pelos líderes da zona Euro para o perdão de parte da dívida grega, o artigo "Bank race for capital to see pay, dividends cut", da agência Reuters, explica como e quais os bancos europeus se estão preparar para a corrida aos fundos de capitalização. Pena eu não ter visto quais os bancos portugueses.

    http://www.reuters.com/article/2011/10/27/us-banks-europe-idUSTRE79Q1U320111027

    ResponderEliminar
  5. Faz não muito tempo ainda de dizia em inglês´the holy ghost´ que traduzido à letra é ´o santo fantasma!´ O padre Mário da Lixa é que os conhece de gingeira.

    ResponderEliminar