No passado dia 10 de Abril de 2010, o avião polaco que transportava o presidente e a sua comitiva caia em Smolensk na Rússia. Poucas horas depois os responsáveis russos relatavam as circunstâncias do acidente e as suas possíveis causas.
Este relato demasiado rápido, punha em causa o piloto, mas muito de que foi então afirmado não corresponde à verdade...
A maioria dos comunicados, após o acidente, foi feita pela agência russa RIA Novosti, pró-governamental. Curiosamente, nesse mesmo dia, esta agência falava em 132 mortos, depois 150, e por fim 97.
Foi dito que o avião presidencial tentou aterrar várias vezes, e que quando se deu o acidente estava na sua quarta tentativa. Ora várias testemunhas afirmam que o avião só fez uma única tentativa.
As caixas negras estão nas mãos das autoridades russas e as autoridades polacas ainda não puderam executar o seu próprio inquérito.
A mesma agência de informação insiste desde das primeiras horas da culpa do piloto. Este era, como seria de esperar, um piloto com muita experiencia, que conhecia bem o aeroporto de Smolensk, onde tinha aterrado no dia 7 de Abril deste ano para aí deixar o Primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.
O intenso nevoeiro referido não é confirmado pelos jornalistas que esperavam o avião presidencial no aeroporto. Alias, uma hora antes um outro Tupolev tinha aterrado sem problemas.
Foi dito e redito, que o piloto não obedeceu à torre de controle que teria dito para o avião não aterrar e ser desviado para outro aeroporto. O problema é que esta informação, por enquanto, não pode ser verificada, estes dados são apenas provenientes das autoridades russas. Qualquer piloto sabe que a não obediência às instruções da torre de controle é um verdadeiro suicídio A pressão por parte do presidente polaco para aterrar parece pois pouco provável.
Foi também dito que o acidente se deveu a um erro nas manobras de aterragem, em particular o angulo e a velocidade de aproximação. Para um piloto experiente, estes dados são de estranhar, a não ser que recebe-se informações erradas da torre de controle e/ou dos instrumentos de voo.
Uma das causas do acidente poderá ter sido um problema de língua, foi-nos avançado pelos controladores aéreos, dado que o piloto não falava bem russo. A própria mãe e as patentes superiores do piloto desmentem e referem que este falava fluentemente russo.
Alguns jornalistas revelaram fotografias onde se podia ver soldados e oficiais russos trocar as lâmpadas da pista de aterragem de Smolensk, algumas horas após o acidente. Os polacos já pediram explicações às autoridades russas.
http://www.swietapolska.com/news/swpolska3398.html
http://www.swietapolska.com/news/swpolska3413.html
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