quarta-feira, 6 de abril de 2011

15 euros, o salário da irradiação para os "heróis" de Fukushima

.




Sabe qual é o montante do prémio oferecido aos bombeiros e técnicos encarregados de intervir na central nuclear de Fukushima no Japão?


Foi um senador do partido democrático do Japão (o PJD, nno poder) que colocou está questão pertinente, relata o jornal "Le Monde".

O governo japonês respondeu-lhe: os bombeiros enviados de Tóquio, recebem um prémio de 520 yens (4,5 euros) por intervenção, ao qual se juntam 5500 yens (48 euros) por dia de trabalho, num ambiente radioactivo.

O resto do pessoal, técnicos e forças da segurança civil, recebem apenas um prémio de 1680 yens (15 euros).


15 euros? Sim leu bem: 15 euros para tentar controlar a pior catástrofe na história do nuclear. 15 euros para arriscar a vida no país que é a terceira potência económica mundial.


15 euros num país onde a TEPCO (o operador japonês, equivalente à nossa EDP), quarto produtor de electricidade do mundo, teve em 2010 um volume de negócios de 133,7 mil milhões de yens (1,2 mil milhões de euros).


15 euros não representa sequer o preço de um sólido par de botas, que fez grande falta quando três operários foram enviados para dentro da salas das maquinas do reactor numero 3. Só tinham umas botas de plástico! Resultado: as suas pernas foram queimadas pela água irradiada com 400 milisierverts por hora (quando a dose máxima autorizada é de 250 miliserviets).


Os que escrevem continuamente nos jornais que o pessoal enviado a Fukushima são uns heróis, deveriam questionar-se sobre o seu real voluntariado e a sua protecção.

Não são heróis nem Kamikazes, são os sacrificados no altar do inconsciente do nuclear.





Artigo traduzido do francês por Octopus, proveniente do site:
http://www.internationalnews.fr/article-i-70725403.html

1 comentário:

  1. Nós por cá sabemos muito mais do que eles e é por isso que todos os anos temos uma formidável estação de incêndios com bombeiros sempre prontos para a intervenção. Por que será?

    ResponderEliminar