sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Peritos da OMS pagos pela Indústria Farmacêutica ?




Uma jornalista dinamarquesa, fez um pequeno inquérito e chegou à conclusão que muitos dos peritos que compõem os orgãos decisores da OMS (Organização Mundial da Saúde), são pagos por numerosos laboratórios farmacêuticos nos quais desempanham funções.


No dia 30 de novembro de 2009, o jornal sueco Svenska Dagbladet, publicava um artigo sobre o assunto, com o título: Experter samarbetar med industrin (Os peritos colaboram com a indústria farmacêutica).



A ser verdade, esta colaboração, entre os peritos da OMS e a indústria farmacêutica, é grave. As recentes decisões de declaração de pandemia e de vacinação em massa contra a gripe A, que representa uma verdadeira mina de ouro para os laboratórios, podem vir a ser vistas como um enorme negócio.


http://www.ameriquebec.net/actualites/2009/12/03-h1n1-plusieurs-membres-de-loms-sont-lies-aux-compagnies-pharmaceutiques.qc


O assunto está a ser levado muito a sério pela OMS, que se viu na obrigação de publicar ontem (03/11/09) um comunicado com o título: "Papel dos orgão consultivos na acção da OMS contra a gripe pandémica".



Neste comunicado, a OMS declara "ter conhecimente que alguns "média" estão preocupados com as ligações de certos peritos seus e a industria farmacêutica, e com a influência que esta poderia ter nas decisões políticas, em particular no que diz respeito à gripe pandémica".



Lembra também que, "no passado, a OMS colaborou sempre com a indústria farmacêutica por razões legítimas".



"Os conflitos de interesses potenciais são inerentes a um organismo como a OMS, que desempanha um papel normativo trabalhando para o desevolvimento da saúde, e uma indústria com fins lucrativos".



"As mesmas considerações aplicam-se aos peritos que aconselham a OMS e que têm ligações com sociedades farmacêuticas. Muitas protecções existem para gerir eventuais conflitos de interesses".



"Os peritos externos que aconselham a OMS são obrigados a apresentar uma declaração, na qual relatam em pormenor os seus interesses profissionais e financeiros susceptíveis de comprometer a imparcialidade das suas opiniões".



"A OMS leva muito a sério as alegações de conflitos de interesses que não teriam sido declarados e nesses casos abre um inquérito imediato".

http://www.who.int/csr/disease/swineflu/notes/briefing_20091203/en/index.html (Inglês)

http://www.who.int/csr/disease/swineflu/notes/briefing_20091203/fr/index.html (Francês)




O financiamento da OMS é feito em grande parte por Fundações pertencentes a grandes grupos económicos e através de acordos com a Indústria Farmacêutica, o que legitimamente faz suspeitar da sua independencia.

Sem comentários:

Enviar um comentário