quinta-feira, 2 de julho de 2009

Colesterol: Inegy aumenta o risco de cancro.

Desde há muito tempo, que vários estudos tinham chegado à conclusão que, paradoxalmente, as pessoas que tinham níveis baixos de colesterol, têem uma menor esperança de vida.
Nos vários ensaios clínicos com as estatinas (medicamentos para baixar o colesterol) vários investigadores observaram um aumento da incidência de cancros.
Agora com a conclusão de mais um ensaio, verificou-se mais uma vez esse facto.







O estudo SEAS...




O objectivo deste estudo, era de verificar se com a combinação da sinvastatina com a ezetimiba, seria possível atrasar a patologia da válvula aórtica. O SEAS (Simvastatin and Ezetimibe in Aortic Stenosis) foi promovido pelos laboratórios MSD (Merck) e Schering-Plough, com o objetivo de promover o medicamento muito utilizado em Portugal com o nome comercial de Inegy.




De salientar que, apesar dos esforços de promoção, a Ezetimiba (Ezetrol), nunca chegou a convencer ninguém, dado que não trazia nada de novo na baixa do colesterol. Este reduzindo a absorção do colesterol ao nível intestinal.




O estudo envolveu 1973 doentes, divididos em 2 grupos, um que tomava o medicamento e outro que não o tomava (placebo). Durou 5 anos, mas ou fim de 2 anos o objectivo que era medir a espessura da parede carotidea em 6 pontos em 3 localizações diferentes , foi alterada, sem justificação para uma só localização.





Suspeitas de manipulação do ensaio clínico.




Dada a suspeita de irregularidades, por alteração dos objetivos iniciais e a demora na publicação dos resultados, o Congresso americano pediu uma investigação. Impôs também a obrigatoriedade do fornecimento de todas as informações do estudo, desde os objetivos iniciais, motivos das alterações, processos de todos os doentes involvidos (que já poderão estar alterados!) e fichas de todos os médicos envolvidos.

Perante esta pressão, fui emitido um comunicado de imprensa, o que é pouco usual, referindo resultados preliminares.


http://www.newswire.ca/en/releases/archive/July2008/21/c6253.html

Finalmente, no dia 25 de setembro de 2008, o ensaio era publicado no New England Journal of Medicine.

http://content.nejm.org/cgi/content/full/NEJMoa0804602


O que diz o resultado do ensaio?

  1. A baixa do colesterol foi espectacular, 50% (das LDL, o "mau colesterol") no grupo que tomava a medicação. Mas apesar disso...


  2. Esta redução não teve qualquer efeito na patologia válvular aórtica.


  3. Um facto importante, foi detectado um aumento inesperado do número de cancros.



Para informação, dos doentes que tomavam sinvastatina + ezetimiba, 105 doentes tinham desenvolvido um cancro, contra apenas 70, nos que não tinham tomada nada.

Explicação dos redactores: foi o acaso, não é significativo!




O lucro continua...

Mas, não fiquem preocupados, porque esta incidência de cancros aumentada com o uso de estatinas vai ser estudada em futuros ensaios. Os resultados serão conhecidos em 2011!

Até lá, os lucros irão compensar o investimento. Não esquecer que a sinvastatina, há muito que está, pága e mais que pága, com a propaganda do medo do colesterol. Milhões de pessoas, em todo o mundo, já as tomam diáriamente, convencidas das suas vantangens. Faltava compensar a ezetimiba, já está quase...


Até que se descubra a verdade, milhões de cobaias vão testar o medicamento, alguns morrerão, mas não faz mal o lucro continua.


O Inegy é um dos medicamentos mais caros do mercado para baixar o colesterol, o que não se justifica, dado que a patente da sinvastatina terminou e a ezetimiba nunca teve qualquer interesse. Foi apresentado como um avanço terapêutico!

Mas será lícito continuar a fazer propaganda a um medicamento que não tem qualquer efeito e que possivelmente pode desencadear um cancro?

http://michel.delorgeril.info/index.php/2008/09/22/13-cholesterol-traitements-anti-cholesterol-et-cancers

http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/01/18/ezetrol-et-inegy-manipulation-de-l-essai-clinique-reprochee.html


http://michel.delorgeril.info/index.php/2008/09/22/13-cholesterol-traitements-anti-cholesterol-et-cancers

17 comentários:

  1. foi-me receitado pelo medico tou cheia de duvidas depois do que li sobre o medicamento...acho que não o tomo...:((((

    ResponderEliminar
  2. Este medicamento pode muito bem ser substituido pela Sinvastatina 20 ou 40mg, com o mesmo benefício e sem os efeitos secundários do "Inegy".

    ResponderEliminar
  3. Depois de verem feitos 3 bypasses ao coração por causa de hipercolesterolémia hereditária, de a meio dos 20 anos terem sedimentações de colesterol na aorta, problemas gastricos derivados aos outro medicamentos (que também têm efeitos secundário e alguns mais graves que o Inegy)e de verem o vosso colesterol baixar de 400 e muitos para 200 em 6 meses...acho que tambem davam graças ao Inegy como eu.

    ResponderEliminar
  4. Octopus, acho que antes de se pronunciar desta maneira, cheia de certezas - lançando a desconfiança em cabeças de pobres coitados que leem isto e nao t^^em formaçao cientifica suficiente para compreender ou capacidade critica para filtrar informaçoes - deveria pensar 2 xs.
    Nao sei qual a sua area de ocupaçao e peço desde ja desculpa se pareço rude ao critica-lo, mas ha varias coisas que o senhor nao referiu e deveria ter em atençao:
    - em 1.º lugar, o inegy ´´e, de facto, uma associaçao de 2 farmacos hipolipemiantes, sendo um deles a sinvastatina e o outro o ezetimibe. Mas tal nao quer dizer q haja como uma simples sinvastatina, como aconselhou a 1.ª anonima!!! (Ha exemplos semelhantes, tal como a associaçao de acido clavulanico com amoxicilina vs a amoxicilina sozinha, q NAO TEM A MESMA EFICACIA!). Alias, ha estudos cientificos que provam que a eficacia do inegy ´´e superior a da utilizaçao de estatinas simples, principalmente em diabeticos!!! (se quiser, terei todo o gosto em lhe fornecer os dados)
    - 2.º e tal como deu a entender o 2.º anonimo: cada estatina tem efeitos secundarios e eficacias diferentes! se em varios pacientes, a sinvastatina pode nao ter efeitos secundario, muitos outros ha em que esta se torna intoleravel por efeitos gastrointestinais ou, mais grave ainda, mialgias ou RABDOMIOLISE, podendo levar a insuficiencia renal, inclusive!! Tal depende da sensibilidade especifica da carga genetica de cada doente!
    CONCLUSAO: TOMAR SINVASTINA NAO ´´E O MESMO QUE TOMAR INEGY (nem rosuvastatina, nem pravastatina nem outros). A maioria dos doentes passaria bem apenas com sinvastatina mas muitos outros ha QUE NAO A PODEM/CONSEGUEM TOMAR e tem que se arranjar alternativa, sendo o Inegy a + indicada em determinados casos!!
    Em vez de criar teorias da conspiraçao e aterrorizar pessoas devia usar as suas capacidades de pesquisa para algo mais produtivo e que a todos beneficiasse (porque nao investigaçao farmacologica ou clinica?).
    Felicidades.
    PS: ´´e certo que ha determinados farmacos que podem propiciar a um leve aumento na taxa de neoplasias, mas pelo menos dever-se-ia aguardar por resultados mais exactos para poder inferir se ha ou nao correlaçao. Quanto ``as possiveis manipulaçoes de estudos nem seker me pronuncio. Pode have-las, ´´e certo, mas para isso ´´e que temos a nossa capacidade critica: para saber quais sao ou nao os estudos que devemos valorizar!

    ResponderEliminar
  5. Actualizaçao da mensagem anterior: reparei apenas agora que ´´e, entre outras coisas, especialista de MGF.
    Embora tenha razao em levantar duvidas em relaçao ``a industria farmaceutica, nao deveria adoptar uma perspectiva tao narrow-minded! Tem todo o meu apoio no que toca a manter-se alerta (tem alguns posts com os quais concordo plenamente, nomeadamente o dos pre-doentes e o das doenças esquecidas), mas tambem acho que exagera quando desconfia de tudo. Nem tudo sao lobbys, nem tudo provoca cancro, nem tudo ´´e preto ou branco. Ja agora, podia por links que corroborassem os ditos estudos em vez de por links para blogs franceses! (a menos que tais estudos so possam ser consultados pagando.
    Enfim, peço desculpa por me intrometer desta maneira no seu blog mas acho que poderia ser mais moderado nas suas afirmaçoes quando nao ha provas conclusivas e isso pode alarmar pessoas desnecessariamente. E nao se esqueça que ha sempre um risco e um beneficio. Tem e que se pesar cada um deles.
    Despeço-me agora com cumprimentos.
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Cara Joana,
    O objectivo deste blogue não é de maneira nenhuma fomentar teorias da conspiração de forma gratuita. Em cada um dos temas que abordo tenho o cuidado de verificar as fontes, de reter apenas as oficias e/ou as credíveis, e de consultar as contarditórias.

    Os temas médicos que trato são aqueles que apesar de serem aparentemente consensuais escondem muitas vezes interesses comerciais.

    Não pretendo aterrorizar ninguém, apenas informar com pontos de vista diferentes.

    Perante os seus comentários, que serão sempre bem vindos, deduzo que deve ser médica.
    Sem querer entrar em considerações excessivamente técnicas, no caso do Inegy, se é verdade que a associação da sinvastatina com o ezetimide poderá ter uma eficácia superior à simples sinvastatina por efeito sinergico, isto não é sinónimo de redução da mortalidade.

    Gostaria de salientar que refere que as fontes não são citadas ou de credito duvidoso, ora grande parte deste texto é proveniente de um estudo clínico: o SEAS (Simvastatin and Ezetimibe in Aortic Stenosis). Este estudo encontra-se publicado na conceituada revista New England Journal of Medicine, e contrariamente ao que diz, o site do artigo está mencionado no artigo (http://content.nejm.org/cgi/content/full/NEJMoa0804602)

    Por fim, o facto das minhas referências serem maioritariamente em língua francesa deve-se à circonstância de ser a minha língua "materna". Muitas destas referências provêm de dois sites reconhecidos internacionalmente pela sua independência elaborados por médicos: Prescrire e Pharmacritique.

    Grato pelo seus comentários, as criticas fundamentadas são sempre enriquecedores.

    ResponderEliminar
  7. Já tomei vários medicamentos para baixar o colesterol, tive de abandonar o consumo por via dos efeitos secundários. Houve um medicamento que quase me impedia de andar ao ponto de não conseguir levantar-me da cama.
    O único medicamento que até hoje produziu efeitos quase milagrosos foi o inergy. Mas ao ler certos comentários, fico deveras preocupado.
    Não sei se lhes devo dar crédito e abandonar o consumo, ou simplesmente ignorar.
    Contudo, uma certeza tenho, julgo que o preço praticado é um exagero, a roçar o escândalo, visto que uma embalagem nem sequer dá para um mês de 30 dias, visto que apenas contém 28 unidades.

    ResponderEliminar
  8. Uma dúvida:
    Tenho colesterol total um pouco elevado, bem como os trgliceridos (ambos a 250) e a gama glutamil (perdoem-me se não este o termo mais correcto), fígado, a 160, O meu médico receitou-me Inegy, mas pelo que verifico no folheto informativo é que não deve ser administrado a pessoas com problemas de fígado. Pergunto, estando os níveis da análise ao fígado muito superiores ao normal é aconselhável tomar este medicamento? que para alêm do mais é extremamente dispendioso, 35€. Agradeço se me poderem esclarecer

    ResponderEliminar
  9. mas pq é q discutem 1 prescriçao médica .... ou será q pensam q eles andam a brincar com os medicamentos .....

    ResponderEliminar
  10. Tomo inegy há alguns anos. Na verdade os niveis de colesterol baixaram significativamente,no entanto está a provocar-me problemas renais e muscalares.
    Aliando os factos descritos, à possibilidade de contrair cancro, fico deveras preocupado. Vou deixar de tomar inegy.
    Quanto ao preço, julgo que é exageradamente caro, atendendo que cada embalagem apenas tem 28 unidades, obrigando os consumidores a desembolsarem grandes quantias para obterem as receitas.

    ResponderEliminar
  11. Aquilo que eu acho é que o Ezetrol é extremamente caro, não está ao alcance de todos os doentes.

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe tomou Inegy durante 12 anos .Andava mal do figado...Fez uma biopsia e está com fibrose. Deixou de o tomar imediatamente. Pode não ter sido por causa deste medicamento, mas que deve ter contribuido, não tenho duvidas!

    ResponderEliminar
  13. Concordo em plenitude com a octopus que o inegy é uma forma escandalosa de alguém enriquecer.
    Então os SRS DOUTORES podiam receitar dois medicamentos separados se for possível (sinvastatina e ezetimiba) penso que seria muito mais barato par o doente.
    Gostava que me elucidassem se é possível e se o beneficio custo compensa. Obrigado

    ResponderEliminar
  14. quanto li sobre este medicamento fico com receio de tomar apesar de ter um preço esorbitante

    ResponderEliminar
  15. A dislipidémia pode ser controlada com dieta e exercício físico, não esquecer...

    ResponderEliminar
  16. Eu gostava k alguém dissesse qual o k se deve tomar para colesterol e triglicéridos k não fala mto mal as outras coisas.

    ResponderEliminar