terça-feira, 14 de julho de 2009

Honduras: Golpe de estado e desinformação dos "media".





A Républica das Honduras é um pequeno país situado na América Central com 7,5 milhões de habitantes e pouco maior que Portugal. As Honduras saltaram para as paginas dos jornais e televisões por ter conhecido um golpe de estado com destituição do seu presidente, por este "querer mudar a constituição com vista a concorrer a um segundo mandato". Mas será mesmo assim? Como veremos, mais uma vez a desinformação e manipulação dos "media" voltou a funcionar...





As agências noticiosas de...desinformação.



As informações difundidas pelas grandes agências de informação, Associated Press, Reuters e sobretudo neste caso a Agence France Presse (AFP), foi que o Presidente das Honduras Zelaya "pretendia mudar a constituição para poder concorrer a um segundo mandato". A partir dessa informação os jornais de todo o mundo, incluindo os portuguêses, trataram da amplificar.

Ora essa informação, é falsa.

Nas Honduras, o mandato presidêncial é de 4 anos, não renovável, mas o que se pretendia saber no referendo de 28 de junho, era se a população queria que durante as elecções gerais de 28 de novembro, fizesse parte a possibilidade de convocar uma Assenbleia Constituinte. O que é muito diferrente do divulgado.

A pergunta era exactamente: "Está de acordo para que, durante as elecções gerais de novembro de 2009, seja instalada uma quarta urna de vote para decidir da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, destinada a elaborar uma nova Constituição politica?"

Essa era a pergunta.

Como vemos, mesmo que essa nova assembleia altera-se a constituição, na votação de 28 de novembro, o actual presidente não poderia ser candidato, sendo esta última também destinada á elecção de um novo presidente. Sendo também verdade que um segundo mandato não tem nada de extraordinário, todos as nossas democracia estão cheias de segundos mandatos nos mais variados cargos politicos.



O Supremo Tribunal das Honduras não tem poderes para demitir Presidentes.



Também contráriamente ao que foi divulgado, não se trata de um Supremo Tribunal como o que existe por exemplo em Portugal, na realidade trata-se do Supremo Tribunal Electoral das Honduras, cuja composição emana do Parlamento, apenas tem poderes para regular o bom funcionamento das elecções e não tem qualquer poder, como dizem os "media" ocidentais, para demitir ou ainda menos para detenções de Presidentes.

http://5dias.net/2009/06/29/para-perceber-o-golpe-de-estado/



Falsa carta de renuncia.



Como o exercito não pode destituir um Presidente, foi-lhe atribuida uma carta de renuncia, que o próprio Zelaya veio a denuncia como falsa.

Quando ás 6 da manhã, um grupo de homens encapuzados retiram da sua cama, ainda em pijama, um presidente eleito democráticamente e o expulsão de Tegucigalpa para a Costa Rica, tarta-se de um golpe de estado e não de uma qualquer transição "democrática" como também foi escrito.



Razões de um golpe de estado.



Trata-se pois de tentar perceber o que está realmente por trás deste golpe de estado. Entes de mais, Zelaya, do Partido Liberal, foi eleito democráticamente. Este sendo de centro-direita, foi-se aproximando cada vez mais das als esquerdas, tendo recentemente promovido a adesão do seu país á ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas) a qual os Estados Unidos não gostaram.

Convem lembrar que os USA, apesar das ajudas monetárias ás Honduras, têem interesses geoestratégicos nessa zona e económicos. Até a bem pouco tempo as Honduras eram o 2º maior produtor mundial de bananas nas mãos da empresa americana Chiquita Brands International.



Mas sobretudo os Estados Unidos têem desde 1981 uma base militar em Soto Cano, esta foi utilizada po Oliver North como base na ajuda aos "contra" no Nicaragua. No dia 31 de maio de 2008, o Presidente Zelaya anuncia que Soto Cano será pouco a pouco utilizado para voos comerciais internacionais, sendo este projecto financiado pela ALBA. A preocupação dos Estados Unidos é então evidente.

http://www.alterinfo.net/Honduras-le-maintien-de-la-base-militaire-US-de-Soto-Cano,-un-des-motifs-possibles-du-putsch_a34202.html


O actual auto-proclamado chefe do governo, Roberto Michelletti, simpatisante americano, acaba de nomear como Ministro Conselheiro, Billy Joya que vivia escondido nos anos 90 por condenação por tortura e assassinato.

http://www.alterinfo.net/HONDURAS-Billy-Joya,-le-nouveau-conseiller-du-president-putschiste,-tortionnaire-et-chef-des-escadrons-de-la-mort_a34427.html

Sem comentários:

Enviar um comentário