quinta-feira, 16 de julho de 2009

O mito da segurança aérea.

Cada vez que acontece um acidente aéreo, sempre dramático, devido ao elevado número de vítimas, os "media" logo a seguir sublinham que, apesar de tudo, "o avião continua a ser o meio de transporte mais seguro".

Mas será mesmo assim?



Segurança aérea.



Ao longo dos anos, as companhias aéreas esforçaram-se para inculcar na opinião pública a sensação de segurança, como é do seu dever e interesse. É verdade, que a aviação fez progressos enormes, que a manutenção é sujeita a regras apertadas e o treino dos seus pilotos também.


Mas os recentes acidentes aéreos vieram colocar de novo o problema da segurança, sobretudo nesta epoca de crise económica e com a pressão cada vez maior do Low Cost. Será que segurança não está a ser posta em questão por interesses económicos. E uma questão pertinente, o avião apesar de tudo, será mesmo como se afirma, o meio de transporte mais seguro?



Estatistícas:


Os dados estatíticos assim o afirmam, estes baseia-se no facto que o risco de morrer de um acidente aéreo é de 1 por cada 10 milhões de passageiros. Só em 2008, esses passageiros aéreos foram 2,35 mil milhões.

Frequentemente, ou quase sempre, a comparação é com o risco de morrer num acidente de carro. Mais uma vez, é verdade que nas comparações feitas, o avião continua a ser muito mais seguro.

Os dados são os seguintes:

Mortos por acidente aéreo: 0,03 por 100 milhões de passageiros por km,
Mortos por acidente de carro: 0,7 por 100 milhões de passageiros por km.

Quase nunca é referido que esses números são de 0,02 para acidentes de barco e os mesmos 0,02 para os de comboio.
Portanto não é o avião o meio de transporte mais seguro, mas sim o barco e o comboio.

Bom, mas voltando á comparação clássica entre o avião e o automóvel, o transporte aéreo é de facto muito mais seguro do que o rodoviário por milhões de passageiros por quilómetros percorrido. Mas o problema está justamente aí, nos quilómetros percorridos.



Outras estatísticas...



É óbvio que a soma desses quilometros é muito maior de avião, comparada com a de carro. Mas qual a razão destas unidades? Porque são as utilizadas pelas companhias aéreas para provar a segurança em voar. Sabendo que 95% dos acidentes aéreos decorrem durante o levantar e o aterrar, sobra apenas 5% de acidentes durante o voo, portanto a distância percorrida é despresável em termos estatísticos.


Uma outra maneira de analisar os acidentes mortais, pode ser este: mortos por trajectos e não por quilómetros percorridos. Nesse caso, carro e avião estão muito proximos, em termos de mortalidade.

Imagine um meio de transporte que permitisse atravessar a galáxia de uma ponta à outra, mas que tem um acidente em cada duas viagens. Tendo em conta a distância percorrida, o número de passageiros mortos por quilómetro seria muito fraco, no entanto o risco de morrer seria enorme.


Uma outra maneira de ver o mesmo problema. Sendo o transporte aéreo muito mais rápido do que o automóvel, é todavia neste que passamos mais horas. Existem estatísticas que referem a mortalidade por milhões de passageiros por horas. Aqui esta é, mais uma vez, sobreponível para o avião e para o carro, continuando o comboio mais seguro, seguido do transporte maritimo.

De qualquer maneira, como referem algumas estatíticas, o meio de transporte mais seguro de todos, continua a ser o elevador.


Portanto, quando as companhias aéreas e os meios de comunicação, no fim de cada notícia de mais um acidente de aviação referem que "o avião continua a ser o meio de transporte mais seguro" não nos devemos esquecer que isso é verdade em relação ao número de passageiros por quilómetro, mas já não é verdade se seguirmos outros parametros estatísticos, mesmo em relação ao automóvel.

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