quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O grande mistério da descida do desemprego em Portugal...

.











A taxa de desemprego caiu 1,8 pontos percentuais no segundo trimestre de 2015, passando de 13,7% para 11,9%, mostram os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística. Não havia uma queda tão expressiva deste indicador pelo menos desde 2011.


Isto é versão oficial das estatísticas. A realidade é muito diferente.


A questão é que apesar das estatísticas, poderem não serem mentirosas, escondem por vezes dados no mínimo estranhos. 


Aos dados estatísticos, temos de acrescentar cerca de 250 000 situações de subemprego (pessoas a trabalhar apenas 4 horas por dia, contratos a prazo de 3 meses, emprego sazonal), 300 000 pessoas que simplesmente deixarem de procurar emprego, cursos que não vão dar emprego e que não são contabilizados, emigração massiva.



Taxa de desemprego em abril: 13,2%, em maio: 12,4%, em junho: 12,4%. Média calculada pelo INE neste segundo trimestre: 11,9%. Um mistério matemático...






.








4 comentários:

  1. O parvo do director do DN diz que haverá acertos
    pois há dados, dados como certos
    que lhe parecem não estarem correctos

    Percebeu?
    Não?
    Nem eu!

    ResponderEliminar
  2. Estudei Estatística na Universidade do Amazonas algum tempo. O suficiente para apreciar aspectos interessantes: "Dá-me bastantes dados e eu te provarei qualquer coisa'". Outro ,o livro "How to Lie with Statistics" , traduzido para o português e muito usado em várias Universidades, mostra a facilidade de manipular dados. Nenhum resultado estatístico merece a presunção de veracidade se não forem, previamente, descritos os métodos utilizados no estudo.

    ResponderEliminar
  3. E os media globais ecoam esta e outras mentiras...

    ResponderEliminar