Hiroshima 6 de agosto de 1945, Nagasaki 9 de agosto de 1945.
70 000 pessoas com morte imediata na primeira cidade, 40 000 na segunda. As mortes nos anos seguintes, devido às radiações, podem ser superiores a 250 000 só em Hiroshima.
Os números são estéreis e obsoletos perante o horror, as vidas destruídas, as malformações e o sofrimento.
Para efeito de propaganda da energia atómica e justificar o seu uso,
pelos americanos, foram produzidos
estojos "científicos" educativos para crianças dedicados à energia
atómica em 1950 e 1951.
Esse estojo era caro, equivale a cerca de 450 dólares actuais, e era composto, entre outros, por um contador de radioactividade Geiger-Müller e quatro fontes de radioactividade de urânio.
Também em 1950, no Estados Unidos, era possível encontrar à venda uma caixa contendo dois fracos de urânio sob-forma de mineral e "químico", com um "ecrã radioactivo" no qual foi depositado urânio.
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Atenção: A energia atómica usada para fins pacíficos e o uso da mesma para o fabrico e rebentamento de bombas, são duas coisas muito diferentes!
ResponderEliminarA primeira, permite um grande aumento da energia disponível para todos e todo o grande desenvolvimento económico que daí advém (e que salva muitas vidas e muito melhora a qualidade de vida das pessoas).
A segunda, é uma terrível arma de destruição maciça, que é usada para matar pessoas em enormes quantidades.
É verdade que o desenvolvimento de uma, inevitavelmente, leva ao desenvolvimento da outra. Mas, o poder ser usada para o bem ou para o mal, é o que recorrentemente acontece com quase toda a tecnologia que é inventada...
A comunicação de computadores através da Internet, tanto pode ser usada para informar pessoas e também para ajudá-las no decorrer de procedimentos médicos, como para espiar as mesmas. Uma pistola tanto pode ser usada para a defesa pessoal, como para matar alguém. Uma faca tanto pode ser usada para cozinhar alimentos e alimentar pessoas, como para matá-las. As armas nucleares tanto podem ser usadas para proteger a Terra de asteróides, salvando possivelmente toda a Humanidade, e para extinguir fogos (https://www.youtube.com/watch?v=4iB9QYaSVEo), como para matar imensas pessoas. Etc...
Não é a tecnologia, em si, que é má. É o uso que certas pessoas fazem dela, é que pode ser mau. E, numa sociedade verdadeiramente civilizada, não deverá haver nada a temer, relativamente ao desenvolvimento e progresso tecnológicos.
[continua]
[continuação]
ResponderEliminarA demonização da energia nuclear deriva essencialmente do incidente de Chernobyl. Mas, o que mesmo muito pouca gente ainda hoje em dia sabe, é que Chernobyl não se tratou de um acidente... Mas, sim, de um acto de sabotagem ocidental. Pois, as centrais nucleares não podem explodir, em consequência do seu normal modo de funcionamento.
Ler:
(colocação nº 1:) http://blackfernando.mypressonline.com/911thology.html
(comentários meus à colocação:) http://darussia.blogspot.pt/2012/04/chornobyl-cmo-urss-lutou-contra.html
http://www.danielestulin.com/2011/04/08/no-todo-es-blanco-y-negro/
Mais. É na energia nuclear - e, mais propriamente, na fusão nuclear - que reside o Futuro de, e a esperança para, a Humanidade. Pois, todos os recursos (finitos) usados nos convencionais modos de produção de energia irão entrar - ou já entraram - em declínio, neste século.
E, não fosse o facto de as elites ocidentais andaram a sabotar o desenvolvimento da energia nuclear, não tínhamos, hoje em dia, todos os problemas energéticos - e, consequentemente, sociais - que temos...
Ler:
http://blackfernando.blogs.sapo.pt/breve-colocacao-que-fiz-no-sitio-na-72266
http://blackfernando.blogs.sapo.pt/a-grande-luz-ao-fundo-do-tunel-70302
(O estojo, ou "brinquedo", em causa - já o pude confirmar, na Internet - era vendido com o mesmo propósito "lúdico-educativo" com que eram vendidos os estojos de química há três décadas atrás... Por isso, não penso que tenho sido especificamente criado a propósito de Hiroshima e Nagasaki.)
ResponderEliminar(A primeira central nuclear do Mundo começou a ser construída menos de um ano depois de ter sido lançado esse estojo. Por isso, penso que o propósito do mesmo seja o que mencionei...)
(E, a título de curiosidade, para quem duvidar que este tipo de brinquedos educativos têm, de facto, consequências no desenvolvimento das crianças... Posso-vos dizer que: uma pessoa da minha família que recebeu um estojo de química quando criança, acabou por se licenciar em química; e eu, que recebi um estojo de electrónica, ainda hoje tenho uma particular queda para desmontar/montar/reparar, por mim próprio, equipamentos/sistemas electrónicos e informáticos... eheh :) )