quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O 5 maiores bancos dos USA detêm mais de metade da economia desse país

.













Não são necessários quaisquer conhecimentos de economia para perceber que nos Estados Unidos, apenas cinco bancos controlam o equivalente a metade da economia desse país. 


JP Morgan Chase, Bank of America, Citigroup, Wells Fargo e Goldman Sachs Group  possuem   8 500 mil milhões de dólares, o equivalente a 56% da economia dos Estados Unidos.




Intocáveis...


A crise tornou estes bancos mais poderosos do que nunca. O próprio governo dos USA tornou-os "intocáveis" por serem demasiado grandes para um dia poderem ser hipoteticamente resgatados. Tornarem-se assim demasiado "grandes" para serem resgatados, esses bancos vão poder continuar a "ariscar" no mercado, sabendo que se as coisas correm mal serão sempre resgatados.


Esses banco vão poder continuar assim a apostar nas bolhas financeiras, na especulação e na compra de dívida financeira de países em crise sem qualquer risco.


Quando o poder político fala em "mercados financeiros" na realidade está a falar destas super-entidades financeiras que controlam os ditos mercados que dominam a economia mundial.


Especulam quanto à capacidade de países sob ajuda financeira poderem pagar a suas dívidas, cada vez maior, baixando através das suas agências financeiras as suas nota através das agências de rating.


As sucessivas mediadas de austeridade, impostas a esses países resgatados, servem apenas esses mesmos mercados, trata-se de facto de um terrorismo financeiro para restaurar a chamada confiança dos mercados.



"Um governo" supra-nacional.


Em dezembro de 2011, Roger Altman, antigo secretário de Estado das Finanças do governo Clinton, afirmou num artigo publicado no Financial Times, que "os mercados financeiros actuavam como um supra-governo mundial. Dizia que os regimes políticos nada podiam fazer, os mercados forçam a austeridade e o resgate da banca, a sua actuação é semelhante às impostas pelo FMI, tornaram-se as forças mais poderosas do planeta".


Quando falamos em "mercado de livre-troca", estamos a falar de economia verdadeira, legítima e legal, quando falamos de tráfico de droga falamos em "mercado ilegal" gerido por cartéis. Os cartéis são instituições totalitárias onde o poder se exerce de cima para baixo, os cartéis das grandes empresas multinacionais ou os bancos, funcionam da mesma maneira, controlam regiões e nações.


Este método funciona, não só par os  bancos, mas também para as grandes empresa multinacionais da agropecuária, industria, farmacêutica, militare ou da simples gestão da água.


Estes cartéis da banca, praticam actividades criminais, manipulando as taxas de cambio, faz o branqueamento de dinheiro sujo, é palco de uma vasta corrupção, e no entanto, recebem milhares de dólares para o seu resgate quando necessário.


Os países que recusam por em prática programas de austeridade estão sujeitos a uma desvalorização da sua credibilidade, através das agência de rating, dos quais fazem parte, o que mergulha o país resgatado numa crise muito maior. Em qualquer destes casos, este cenário é o de terrorismo dos grupos bancários, na vida diária chamaria-mos a isso: extorsão.


Os países, e as pessoas desses países, encontram-se assim confrontados a pagar uma dívida injusta a uma "super-entidade" composta por um cartel da banca mundial, o mesmo que pratica o branqueamento de capitais, branqueamento do dinheiro proveniente da droga, e que constituem no fundo um "governo mundial".


As pessoas que compõem estes cartéis escondem a sua riqueza nos números paraísos fiscais. Calcula-se que mais de 30 000 mil milhões de dólares estão depositados nos paraísos fiscais para fugir aos impostos, leu bem, 31 000 000 000 000 dólares! Mais do que o PIB dos Estados Unidos.
 

As 92 000  pessoas mais ricas do mundo possuem 10 000 mil milhões de dólares em paraísos fiscais! Em muitos dos casos esse valor excede de longe as dívidas dos países resgatados. Essas pessoas representam 0,001% da população mundial.


Os 10 bancos mais ricos do mundo têm 6 400 mil milhões de dólares em conta offshore.




 .

31 comentários:

  1. E eu pensava que a culpa disto tudo era porque andámos a viver acima das nossas possibilidades. Afinal não é. Mas é o que a 'malta' gosta de pensar.
    Bom, aqueles que usam o cerebro pensam de maneira diferente.

    Com tantos zeros à esquerda, não mão de uma percentagem tão pequena ( com muitos zeros à direita) o resultado final só pode ser este: Economias inteiras a caminho do zero.

    abraço
    Krowler

    ResponderEliminar
  2. Octopus... A MANADA nem sequer sabe que existem... Mas o Sistema vem sendo montado desde há longos séculos... As MANADAS são propositadamente mantidas num estado de informação controlada...

    Às vezes, naqueles dias em que o meu atarracado cérebro já não suporta mais ouvir ruído lá me sai da boca para fora "Ouve lá... desliga lá o leitor de cassetes que esse discurso é o que ouvi há uns dias nas televisões"... É rara a boca por onde sai música para os meus ouvidos... MESMO RARA!

    Os novos ESCRAVOS, ainda jovens, já ambicionam também chegar lá... ao TOPO... por isso, é mais uma voltinha!

    E de pequenino se aprende a bela arte de dominar o cartão de "crédito"...

    Como podemos esperar que o futuro seja diferente se estamos a formatar as novas gerações da mesma forma que no passado nós fomos formatados?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Voz,

    Esta é a triste verdade, 99,99% das pessoas não têm consciência do que se passa na realidade, isto é por trás da informação (formatação) que nos impõem no sistema informativo.

    Já estou farto de tentar despertar algumas pessoas, que considero mais esclarecidas, para o que se passa, na maioria das vezes abandono a conversa, não dá.

    Cada vez mais penso que não vale a pena, penso em desistir. Tenho um nível de vida acima da média, porquê me chatear? Muitos me questionam porquê pôr isso tudo em questão? Temos é que "nos safar", aproveitar-nos do sistema.

    Mas é mais forte que nós tentamos, tentamos sempre.

    Um abraço sincero.

    ResponderEliminar
  4. Nem lhe digo nada, Octopus! Estive a traduzir um artigo sobre a África, os diamantes e os judeus, o poder acima do poder e se não nos pomos a pau, não tarda nada, todos seremos africanos. Estes tipos não olham a meios para atingir fins. Para lá caminhamos.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. ESCLARECIMENTO:

    Dada a descontextualização, a injuria e a xenofobia de um comentador deste blogue, visando a "Fada do Bosque", seguido de um dialogo de respostas inapropriadas, do qual fiz parte, decidi suprimir todos os comentários referidos.


    Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...(Sun Tzu)

    ResponderEliminar