quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pendemrix acusada de provocar narcolepsia

.





Mais uma suspeita em relação à vacina contra a gripe A. Desta vez poderá estar associada a um estranho aumento de casos de narcolepsia.
A vacina em questão é a Pandemrix comercializada em Portugal pela GlaxoSmithKline (GSK).




A narcolepsia é uma doença neurológica crónica rara, caracterizada por surtos de de uma necessidade extrema de sono acompanhados por catalepsia, isto é episódios de perda do tónus muscular, após estar sujeito a emoções fortes como cólera ou riso.


Esta doença, como já foi dito é rara, atinge na Europa apenas 20 a 30 pessoas em 100 000 , com uma incidência anual de 7 a 8 novos casos.


O Instituto nacional finlandês da saúde acaba de revelar ter registado 60 novos casos de narcolepsia em jovens entre os 4 e os 19 anos de idade entre 2009 e 2010, um número anormalmente elevado, três vezes superior ao habitual. O ponto em comum é que 90% destes jovens tinham sido vacinados com Pandemrix nos dois meses anteriores ao aparecimento da doença.


O comunicado das autoridades finlandesas conclui que esta associação entre a doença e a vacina é de tal modo evidente, que parece pouco provável existirem outros factores para explicar este fenómeno.


Os laboratórios GSK dizem já terem sido administradas 31 milhões de doses de Pandemrix em 47 países e que até este momento tem conhecimento de 162 casos de narcolepsia após a vacinação, 70% dos quais na Finlândia e na Suécia.


Perante estes factos foi pedido à Agência Europeia do Medicamento uma investigação. O facto destes casos estarem concentrados nos países do norte da Europa, e em particular na Finlândia, baralha os investigadores. Alguns avançam a hipótese de uma sensibilidade genética particular nos finlandeses. Recentemente foi descoberto que existe um mecanismo auto-imune na base da narcolepsia e que o gene implicado é o mesmo que da esclerose em placas.


Uma coisa é certa, a vacinação em massa acarreta risco em populações sãs e os benefícios nem sempre são evidentes, como é o caso da vacina contra a gripe A. Isto sem contar que o laboratório produtor desta vacina sempre nos disse que ela não produziria qualquer efeito secundário.




http://www.psychomedia.qc.ca/grippe/2011-02-02/a-h1n1-vaccin-pandemrix-narcolepsie

http://www.thl.fi/en_US/web/en/pressrelease?id=24103

http://www.jim.fr/en_direct/pro_societe/e-docs/00/01/DD/66/document_actu_pro.phtml

Sem comentários:

Enviar um comentário