Mais uma suspeita em relação à vacina contra a gripe A. Desta vez poderá estar associada a um estranho aumento de casos de narcolepsia.
A vacina em questão é a Pandemrix comercializada em Portugal pela GlaxoSmithKline (GSK).
A narcolepsia é uma doença neurológica crónica rara, caracterizada por surtos de de uma necessidade extrema de sono acompanhados por catalepsia, isto é episódios de perda do tónus muscular, após estar sujeito a emoções fortes como cólera ou riso.
Esta doença, como já foi dito é rara, atinge na Europa apenas 20 a 30 pessoas em 100 000 , com uma incidência anual de 7 a 8 novos casos.
O Instituto nacional finlandês da saúde acaba de revelar ter registado 60 novos casos de narcolepsia em jovens entre os 4 e os 19 anos de idade entre 2009 e 2010, um número anormalmente elevado, três vezes superior ao habitual. O ponto em comum é que 90% destes jovens tinham sido vacinados com Pandemrix nos dois meses anteriores ao aparecimento da doença.
O comunicado das autoridades finlandesas conclui que esta associação entre a doença e a vacina é de tal modo evidente, que parece pouco provável existirem outros factores para explicar este fenómeno.

Perante estes factos foi pedido à Agência Europeia do Medicamento uma investigação. O facto destes casos estarem concentrados nos países do norte da Europa, e em particular na Finlândia, baralha os investigadores. Alguns avançam a hipótese de uma sensibilidade genética particular nos finlandeses. Recentemente foi descoberto que existe um mecanismo auto-imune na base da narcolepsia e que o gene implicado é o mesmo que da esclerose em placas.
Uma coisa é certa, a vacinação em massa acarreta risco em populações sãs e os benefícios nem sempre são evidentes, como é o caso da vacina contra a gripe A. Isto sem contar que o laboratório produtor desta vacina sempre nos disse que ela não produziria qualquer efeito secundário.
http://www.psychomedia.qc.ca/grippe/2011-02-02/a-h1n1-vaccin-pandemrix-narcolepsie
http://www.thl.fi/en_US/web/en/pressrelease?id=24103
http://www.jim.fr/en_direct/pro_societe/e-docs/00/01/DD/66/document_actu_pro.phtml
Sem comentários:
Enviar um comentário