segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Islamismo nas revoluções árabes

.



O mundo árabe está em ebulição, mas nem sempre os nossos comentadores jornalísticos conseguem ter uma visão justa do que se está a passar. O texto seguinte é baseado nas opiniões escritas de Zhor Firar, Fouad Imarraine e Omar Mahassine, militantes do Centro Malcom X de Paris.

Esta é uma visão diferente dos acontecimentos, vinda de tunisinos que vivem na Europa.




Preconceitos ocidentais.


As revoluções tunisina e egípcia tomaram de surpresa o mundo ocidental, os especialistas do mundo árabe, os media e os enviados especiais. Julgavam que o povo árabe estava mantido em coma profundo e que as ditaduras no poder eram inabaláveis.


Essas mesmas ditaduras, suportadas pelo ocidente, eram consideradas como o único baluarte contra o islamismo. Pensava-se que o povo árabe não era suficientemente civilizado para poder acolher a democracia.


Os preconceitos simplistas foram abalados na ideia de que uma revolução árabe era sinónimo de fanatismo enquadrado por perigosos islamitas. De repente, apercebemo-nos que as revoltas árabes pedem apenas liberdade, dignidade e democracia.


A população, sobretudo jovem, farta de ser subjugada, torturada, explorada e humilhada, revolta-se.




O inimigo islâmico.


Ontem o inimigo era o comunismo, hoje, sobretudo depois dos acontecimentos do 11 de setembro, o inimigo é o islamismo. Este tornou-se numa arma psicológica de propaganda islamofóbica, utilizada para moldar o inconsciente das massas e as obrigar a aceitar os regimes autoritários colocados no poder. O raciocínio é que os países muçulmanos não merecem a democracia, e que só uma ditadura é capaz de manter a paz nestas regiões.


O islamismo político, como fonte de libertação, é uma tem uma história antiga, inerente à época pós-colonial e à reconstrução da identidade do mundo árabe. De facto a maioria dos movimentos de resistência à colonização ocidental referiam-se ao islão como alavanca contra essa ocupação.


Para os ditadores colocados no poder, o islamismo libertador tornava-se assim tão perigoso para eles como o tinha sido durante o período colonial para o ocupante. Foi então que esses regimes começaram a encorajar movimentos e seitas oriundas de um islão hermético e arcaico, para justificar a repressão, esquecendo que o verdadeiro islão é libertador.

O islamismo tenta responder à necessidade de aspiração a uma liberdade de tomar conta do destino dos seus povos. Reclama uma rotura com uma cultura ocidental dominante ligada ao consumismo, que sacrifica as heranças culturais dos povo. O desafio islâmico é o de ter uma postura civilizacional e universalista tendo em conta as particularidades.


O islamismo conseguiu colocar no centro dos debates mundiais a identidade cultural de vários povos, mas o islamismo não ira para além do seu ciclo.


Claro que irão aparecer radicais, mas estes serão minoritários. Como na Europa, o mundo muçulmano será obrigado a compor-se com todas as suas tendências, mas uma etapa acabou de ser ultrapassada: a do medo. Um medo alimentado em nome da luta contra os perigos do islamismo para impedir os seus povos de se tornaram soberanos.



O que vai mudar na nossa visão do mundo?



As nossas civilizações ocidentais não vão desaparecer, mas não vão poder continuar a ser exclusivistas. O ocidente está à beira de sair do seu etnocentrismo com a emergência de novas potências económicas mas também ideológicas.


Já não se trata de saber quem vai dominar o mundo, trata-se sim, de saber como preservar o mundo na sua diversidade, e neste capítulo, o mundo muçulmano vai ter de dar a sua contribuição. Este é a próxima prioridade no seu processo de libertação.




http://nawaat.org/portail/2011/02/15/les-revolutions-arabes-ou-est-lislamisme/

Sem comentários:

Enviar um comentário