quarta-feira, 23 de junho de 2010

Profenid e Fastum gel: demasiados efeitos secundários cutâneos.









Dado o grande número de efeitos secundários cutâneos, alguns dos quais grave, o Profenid gel e o Fastum gel deveriam ser retirados do mercado.





O Cetoprofeno, comercializado em gel com os nomes de Profenid (Laboratórios Vitória) e de Fastum (Menarini) está indicado no tratamento sintomático de dor local ligeira a moderada, associada a lesões musculares e/ou articulares, por exemplo lesões desportivas, manifestações dolorosas inflamatórias ou traumáticas das articulações, ligamentos e músculos, artrites, periartrites, poliartrites, tenosinovites, tendinites, bursites, contusões, distensões, luxações, dorsalgias e lombalgias.


Apesar de referido na bula deste medicamento, muita gente não sabe que o seu uso deve ser evitado devido a reacções cruzadas, e portanto não deverá ser utilizado por doentes que tiveram reacções de hipersensibilidade, tais como sintomas de asma, rinite alérgica ou urticária, ao ácido acetilsalicílico, ou a outros anti-inflamatórios não esteróides.


O grande problema têm sido as numerosas notificações de reacções cutâneas graves. Perante isto, a Agência de Segurança Sanitária de Produtos de Saúde francesa (AFSSAPS), decidiu no dia 18 de Dezembro de 2009, a suspensão do cetoprofeno em gel.


Lamentavelmente, o laboratório Menarini, que comercializa o Fastum gel, decidiu interpor recurso, e na espera de uma decisão, no dia 26 de Janeiro de 2010, a sua vende está novamente autorizada em França.


O balanço benefício-risco do Profenid ou do Fastum gel, é nitidamente desfavorável devido às reacções cutâneas frequentes e por vezes graves.


A AFSSAPS revela entre 2001 e 2009, 317 efeitos secundários notificados, quase todos do tipo eczematoso, dos quais 62% eram graves.


Quando se justifica o uso de um gel anti-inflamatório, o mais seguro é o uso do ibuprofeno ou do diclofenac, que raramente têm reacções cutaneas.





http://www.prescrire.org/aLaUne/dossierGelsKetoprofene.php

http://www.informationhospitaliere.com/actualite-16818-ketoprofene-medicament-suspendu-risque-remis-marche-conseil-Etat.html

1 comentário:

  1. Tenho algumas coisas onde meu tempo (que acho importante)é usado, uma delas é pesquisar aqui na Net. Esta manhã (em que escrevo)encontrei Octopus.Gostei do que li e subscrevo. Que me desculpe o Autor deste blogue mas a melhor forma de eu divulgar o que gosto é partilhar. Vou partilhar (Já comecei)e assim agradecer a Octopus por tudo o que escreveu e há-de vir a escrever.Obrigado e força.

    ResponderEliminar