terça-feira, 16 de junho de 2009

Se as Armas Climáticas não existem, porquê uma convenção a proibi-las?



Muita gente acredita que as armas climáticas pertencem à ficção científica ou são fruto alguma teoria da conspiração. Se assim fosse não seria necessário assinar convenções e resoluções para proibir o uso de uma coisa que não existe ou que poderá vir a existir.


Os extractos seguintes fazem parte dos textos oficiais correspondentes. Como veremos são elucidativos...




Convenção ENMOD do Comité da Cruz Vermelha Internacional.



A convenção de 1976 sobre a proibição do uso de técnicas militares que modifiquem o ambiente, entrou em vigor a 5 de outubro de 1978. É conhecida como ENMOD (Environnental Modification Convention, mais exactamente, Conventio on the Prohibition of Military or Any Other Hostile Use of Environnental Modification Techniques).




O texto completo pode ser consultado na página oficial do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR).




Nele podemos ler, que este acordo proibe entre outros: "... fenómenos podendo resultar da utilização de técnicas de modificação do meio ambiente como: tremores de terra, tsunamis, alterações do equilíbrio ecológico de uma região, modificações atmosféricas (nuvens, precipitações, ciclones e tornados), modificação das condições climáticas, das correntes oceânicas, do estado da camada de ozono ou da ionosféra."


Não se podia ser mais claro, afinal essa possibilidade existe.








Resolução da União Europeia.



Uns anos mais tarde, a 28 de janeiro de 1999, a União Europeia emitia uma resolução. no quadro do ambiente, segurança e política estrangeira.
Nela podemos ler: "...considerando que a investigação militar está actualmente centrada sobre a manipulação do meio ambiente para fins militares, e isto apesar das convenções existentes, como é por exemplo o sistema HAARP baseado no Alásca."
Afinal o sitema HAARP sempre tem fins militares.

Mas há mais... "considera (UE) que o projecto HAARP (High Frequency Active Auroral Research Project), dado o seu impacto geral ambiental, é um problema de alcance mundial"... "e lamenta que o governo dos Estados Unidos tenha, reiteradamente, recusado enviar um representante para testemunhar sobre os riscos para o ambiente e as populações do projecto HAARP..."
Porque será?

"... poder examinar as provas científicas e técnicas, assim como os resultados existentes das investigações do programa HAARP, para poder avaliar a natureza e a grandeza exactas do perigo que HAARP representa para o meio ambiente local e mundial e a saúde pública em geral."
Ainda estamos à espera.

" Pede (UE) que seja estabelecido um acordo internacional para que seja proibido, à escala mundial, qualquer desenvolvimento e implantação de armas que poderão abrir a porta a toda e qualquer forma de manipulação do homen."
Caso não as haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário