domingo, 12 de julho de 2015

Taxa de suicídios dispara na Grécia

.














A Grécia tinha uma das mais baixas taxas de suicídios da Europa em 2009, após os resgates a que foi sujeita, tem das taxas mais elevadas.




Calcula-se que um aumento de 1% da taxa de desemprego represente um aumento de 0,79% da taxa de suicídio. 3% de desemprego significa um aumento da taxa de suicídio de 4,45%.


No caso da Grécia, só entre 2009 e 2011 houve um aumento da taxa de suicídio em cerca de 36%.


Na Grécia, cristã ortodoxa, em que o suicídio é mal aceite, esse valor poderá ser ainda mais elevado, em relação aos números oficiais.


Além do desemprego como factor desencadeante, temos de ter em conta que o orçamento atribuído aos hospitais públicos, por imposição dos credores, foi reduzido de 50% entre 2010 e 2014. Houve fecho de hospitais, redução salarial de médicos, enfermeiros e pessoal hospitalar na ordem dos 10%, o que conduziu a emigração de 14 000 médicos durante esse período e supressão de 2 000 camas hospitalares.


Entre o período de 2010 e 2014 houve um aumento das infecções por HIV, da toxicodepêndencia, de 100% da tuberculose e de 250% nas depressões.


A taxa de desemprego na Grécia é actualmente de cerca de 30%, sendo que a taxa de desemprego dos menos de 25 anos se situa nos 60%.








.


1 comentário:

  1. Como tudo para ser realizado, no miserável sistema capitalista criado por poucos e submetido aos demais, precisa de dinheiro, não é novidade o suicídio entre os gregos. O suicídio é o último estágio do abreviamento da existência. Nascemos inacabado, portanto, potencialmente para sermos. Nossa existência é construída ao longo de nossa caminhada existencial. As realizações de cada um de nós acontece estando com o outro, nosso semelhante. Ter uma profissão (realização profissional), ter amigos (realização social), ter uma família (realização familiar) são a essência de nosso existir. Acontece que, se não temos as condições necessárias para essa construção existencial, já estamos mortos do ponto de vista espiritual. Tirar a vida material é acabar com esse sofrimento da asfixia criado pelo sistema capitalista. A financeirização do sistema capitalista está ceifando, de forma vertiginosa, muitas vidas humanas. Ou destruímos esse sistema ou vamos sucumbir.

    ResponderEliminar