Porto de Sheerness em Kent,
na
Inglaterra
|
O que é isto?
São depósitos de carros novos não vendidos e que nunca serão vendidos.
Existe uma sobre produção de automóveis que ninguém quer ou tem possibilidade de comprar, estão simplesmente abandonados e vão ser enviados para reciclagem.
A economia real já não tem a possibilidade de absorver os carros produzidos.
As empresas produtoras não podem baixar os preços, porque os novos produzidos a preços mais altos não seriam vendidos.
Estão então ao abandono, a deterioram-se...
Sociedade de consumo no seu expoente máximo...
São Petersburgo, Rússia |
Porto de Valencia, Espanha |
Antigo aeroporto |
.
Qual é a dimensão a partir da qual o estouro acontece?
ResponderEliminarAh, se eu soubesse...
Que a sociedade de "mercado livre" que temos, não planeada de acordo com as (reais) necessidades das pessoas, produz vários absurdos - que consistem num desperdício imenso de recursos naturais - é algo de que eu já sei... (http://blackfernando.blogs.sapo.pt/13-da-gasolina-26724)
ResponderEliminarContudo, tenho dificuldade em compreender este caso específico de que fala...
Não seria mais rentável aos fabricantes venderem estes carros, que têm a mais, a preços mais baixos - e despedir (ainda que mesmo temporariamente) grande parte dos trabalhadores que estão a produzir novos?
Não vão os fabricantes (no final) gastar mais dinheiro, e fazer menos lucro, a produzir apenas carros novos?
(Talvez respondendo à minha própria pergunta...)
ResponderEliminarTalvez seja uma questão de quantidades e percentagens, então. Pois, embora possam estes parecer muitos carros... Em termos da quantidade de carros que são actualmente vendidos no mundo desenvolvido, podem ser uma pequena percentagem. E, por isso, poderá não compensar aos fabricantes estar a descer o preço geral, só para se livrarem de uns quantos poucos "por cento".
É isso?
(É a única explicação que consigo, de momento, conceber...)
Fernando,
ResponderEliminarCom a crise, a grande maioria dos construtores de automóveis já baixaram a sua producão, no entanto existem vários outros factores.
A produção de novos modelos é quase mensal em que cada construtor intoduz pequenas alterações para acompanhar e fazer concorrência aos outros construtores.
Modelos com poucos anos tornam-se invendáveis dado que o último modelo lhe é preferido.
Por uma questão de mercado e prestigio, as marcas obrigam os concessionários a fazer estoques de viaturas, e assim podem apresentar numeros de "venda" em alta.
Boas a todos.
ResponderEliminarOctopus Normalmente fazes um bom trabalho mas neste artigo vais ter de fazer umas correcções uma vez que estas imagens se reportam a 2009 :)
http://jalopnik.com/that-zero-hedge-article-on-unsold-cars-is-bullshit-1578124255
http://informacaoincorrecta.blogspot.pt/2014/05/station-wagon-ou-sedan.html
Desde Maio de 2014 que este artigo foi completamente desmistificado (não quero com isto dizer que está tudo bem no mercado automovel), mas a internet sendo como é, não é fácil parar-se a onda quando o pessoal se identifica com o conteúdo do artigo.
E no que da eu andar sempre a esgravatar por varias fontes ;)
EXP001
Obrigado pela informação.
EliminarApós verificação é verdade que estas fotografias datam de 2009 e que actualmente já não existem praticamente qualquer veículo nos referidos locais.
No entanto existiram, e em plena crise estes veículos não foram vendidos.