segunda-feira, 16 de março de 2015

Porque é que o preço do petróleo não pára de baixar?

.











O preço do petróleo não pára de baixar devido a vários factores: abrandamento da economia chinesa, aumento da oferta (produção de gás de xisto, por parte dos Estados Unidos) e recusa da OPEP em reduzir a produção (em particular por parte da Arábia Saudita).


Mas esta baixa também faz parte de um plano mais vasto de enfraquecer as economia da Venezuela e do Irão, mas sobretudo de demolir a economia da Rússia, já cercada militarmente pela NATO/USA, e vítima de sanções ocidentais.





Demolir a economia russa.


A baixa do preço do petróleo é uma estratégia dos Estados Unidos para enfraquecer o Irão, mas sobretudo a Rússia (segundo produtor mundial).


Atinge lateralmente outros países como a Venezuela, a Nigéria, Angola e Argélia, com economias dependentes do petróleo. Mas isto não passa de mais uma "cereja em cima do bolo", dado que a Venezuela é um alvo a abater e a Argélia o próximo país condenado a ver florescer uma "primavera árabe".


O pais que tem a capacidade, dado o volume de produção, de modular o preço do petróleo é, nem mais nem menos, que o governo fantoche instalado pelos Estados Unidos: a Arábia Saudita (primeiro produtor mundial), que não o faz nem vai fazer.


Estamos perante mais uma guerra do petróleo, os Estados Unidos e a Arábia Saudita tentam de destruir as economias do Irão e da Rússia.








Desafio de Putin no tabuleiro mundial.


Vladimir Putin chegou ao poder, em 1999, tinha pela frente um país fora de controle, dominado pelas oligarquias dos anos 90. Começou por limitar a evasão fiscal com a instauração de um imposto fixo de 13% sobre qualquer rendimento. Nacionalizou também as principais industrias.


O preço do petróleo estava elevado o que permitiu aumentar o nível de vida das populações.


As exportações de gás e petróleo representam 70% das exportações russas. A actual baixa do preço do petróleo representa uma quebra de 10% do PIB.


A especulação fez cair o rublo em cerca de 40% em dezembro de 2014. Mas existe um parceiro internacional russo capaz de virar a situação: a China. A China detém a maior reserva mundial de dólares, cerca de 4 000 000 000 000 de dólares, se decidisse vender esses dólares no mercado mundial, o valor dessa moeda desaparecia.







.

10 comentários:

  1. Não há no seu texto nenhuma referência ao Brasil... e acho que devia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brasil é um caso à parte.

      O Brasil é produtor de petróleo, mas sobretudo importador.

      A curto prazo esta queda dos preços poderá ser benéfica em termos de balança comercial.

      A longo prazo, se os preços se mantiveram excepcionalmente baixos, poderá ser prejudicial para o Brasil, dado o enorme investimento da Petrobras.

      O preço dopetróleo não deverá cair muito mais, dado que o valor actual não cobre os investimentos futuros.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Pode "roubar" à vontade.

      Um grande abraço.

      Eliminar
  3. Voce nao referiu o facto de que o preço do petroleo só começou a baixar quando os EUA anunciaram-se como o maior país produtor de petroleo do mundo em meados de Novembro/Dezembro 2014.

    De um momento para o outro deixaram de comprar petroleo. Ora sendo este um país com uma economia altamente dependente do petroleo isto é estranho! Mas é uma jogada séria dos EUA para baixar o valor do petroleo como está a acontecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar dos Estados Unidos importarem 60% do seu consumo, a sua "reserva estratégica" é a maior do mundo.

      Em termos de reserva efectiva, isto é a que poderia ser extraída têm 1,57% do total mundial.

      Os Estados Unidos conseguiram baixar o preço do petróleo através do gás de xisto, com isso tornaram-se no final do ano passado o maior produtor de petróleo, ultrapassando a Arábia Saudita e a Rússia.

      O custo da sua produção é altissímo, mas dado a baixa de consumo mundial, por enquanto é rentável.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Caro Mario Gonçalves
      Penso que a liberdade de opinião é para todos, porém denegrir a opinião de alguém, somente pode ser feita com total conhecimento do assunto, não somente em uma frase.
      Saudações

      Eliminar
  5. Olá Amigo Octopus!

    Petróleo e Petrodólar! Apenas uma ferramenta na "Guerra das Moedas"...

    Olha o que encontrei com o teu nick!

    O que uma explosão nuclear subaquática é capaz de fazer!

    Abraço
    VOZ

    ResponderEliminar
  6. Em suma, a queda do petroleo nada mais é do que uma Guerra silenciosa contra a Russia, Irã e China.
    Quem não se lembra da Invasão do Iraque, que foi logo após o Saddan Hussein passar todas as reservas para Euro e comercializar também em Euro.

    ResponderEliminar