quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Os ricos também beneficiam quando os pobres deixam de o ser.

.






O ex-presidente do Brasil Ignacio Lula da Silva contou, durante a sua visita à Colômbia, pormenores da sua política social que hoje são exemplos em todo o  mundo. Recomendou que a Colômbia não deixe nas mãos de intermediários a administração dos recursos públicos.


Luiz Inácio Lula da Silva, não se esquece do que fez no primeiro dia da sua gestão como presidente do Brasil, que foi reunir todos os seus ministros, fazê-los embarcar num avião e leva-los às regiões mais pobres do país.


Ele queria que o presidente do Banco Central ou o ministro das finanças "vissem esse país que não se queixa, que não se manifesta, mas que está ali, que é real e verdadeiro Talvez vocês possam ajudar a mudar as coisas ".


Da Silva conhecia muito bem esses sectores. Ele vinha de uma dessas regiões em que é comum as crianças irem para a cama sem comer ou passar um domingo sem almoço. "Eu conheci o pão para a primeira vez com 7 anos de idade. Até essa idade, o café que eu tomava de manhã era acompanhado com farinha de mandioca. Sei o que é o desespero de uma mãe em frente de um fogão sem gás e sem os bens mais elementares para fazer uma refeição para os seus filhos" .





Durante sua visita ao país, o ex-presidente do Brasil não só partilhou a sua história de vida, mas também os resultados da sua política social que tirou 28 milhões de brasileiros da pobreza e reduziu drasticamente os níveis de desnutrição e de desescolarização das crianças e jovens do seu país.


O Brasil é uma das dez maiores economias do mundo, mas para Lula isto pouco serve se não houver democracia, nem políticas de distribuição do crescimento para impedir que o dinheiro caia nas mãos de alguns e o que o povo permaneça pobre e desnutrido.


"Quando iniciei o meu governo, 10% das pessoas mais ricas tinham metade do dinheiro do país e deixavam para os mais pobres apenas 10 %",  recordou Lula, que conseguiu de alterar estes números aumentando o salário mínimo em 62 % em cinco anos, mesmo com que existência de vozes contra que o avisavam que isso iria provocar um aumento da inflação. "E a inflação não aumentou", diz agora com satisfação. Só com esta decisão, resgatou milhões de brasileiros da pobreza.
 
 
Além disso, assegura que foi esta medida que aquando da crise de 2008, permitiu que o Brasil seguisse em frente, graças a essa população. "O consumo cresceu sete vezes mais , especialmente nos sectores populares. Os pobres começaram a ser tratadas como cidadãos"
 
 
 
 
 
Para Luiz Inácio Lula da Silva , foram várias as estratégias fundamentais para alcançar os resultados. Uma foi o acesso aos bancos por parte da população mais pobre: 45 milhões de brasileiros, no espaço de um só ano, tinham contas bancárias activas, e isto contribuiu para tornar viável a segunda estratégia: não deixar nas mãos de intermediários, a administração ou a entrega destes recursos públicos.
 
 
"Acho que não deve existir a figura do intermediário, porque este fica com metade do dinheiro. No Brasil, as pessoas que recebem benefícios do governo não têm qualquer contacto com os intermediários . Recebem um cartão magnético com o qual podem ir ao banco e levantar o dinheiro. Isso é sagrado", destacou o ex-presidente.
 
 
E uma terceira estratégia que assegura o êxito é ter registos de qualidade e dar seguimento aos programas e os beneficiários. Equipas dos membros do governo viajaram para locais remotos onde encontraram pessoas que nem sequer tinham registo de nascimento; eles eram cidadãos que não existiam. Eles beneficiam hoje do programa de bolsa de família, as mulheres de cada agregado familiar recebem um cartão para levantar o dinheiro para alimentação e educação de suas famílias.
 
 
"Há 13 milhões de cartões. As pessoas vão ao banco e não ficam assim a dever favores aos presidentes de junta, governadores ou ao presidente".
 
 
"Diziam-me que estava a desperdiçar dinheiro, que estava a criar vagabundos que não trabalhavam. Havia pessoas que criticavam o facto dos pobres comprarem lápis ou calçado para as crianças em vez de comida.
Isso é fácil de dizer a alguém que os tem, mas não a pessoas que nunca os tiveram. Quem nunca passou fome ou necessidades não sabe o que representam 80 dólares nas mãos de uma mãe". 
 
 
 
 
 
A luta contra a fome foi uma prioridade do governo de Lula da Silva, a ponto de criar um ministério dedicada exclusivamente a esta tarefa. Em seis anos, a desnutrição no Brasil foi reduzida em 73% e a mortalidade infantil em 45% .
 
 
Esta política é um exemplo para o mundo. Este compromisso inclui restaurantes populares, programas de alimentação de leite materno, promoção da agricultura familiar, distribuição de alimentos para os mais pobres, entrega do microcréditos e promoção da economia local através da compra aos pequenos produtores dos produtos para abastecer os programas alimentares do governo.
 
 
"A garantia de uma boa alimentação da população deveria ser a prioridade de todos os homens públicos e os cidadãos de boa-vontade . Não é normal, disse, que um governante  mundial não coloque a luta contra a fome como a prioridade do seu orçamento, bem como das suas políticas".
 
 
A criação de milhões de empregos para pais de família teve como objectivo a redução do trabalho infantil e assim levar essas crianças e jovens a frequentar as 214 novas escolas de ensino básico, bem como a 14 universidades federais construídas durante esse período. Hoje, crianças de pedreiros estudam medicina nas universidades.
 
 
Estes resultados, disse, demonstram que "não há nada mais barato do que investir nos pobres" e deixa para trás a teoria de que temos que esperar pelo desenvolvimento para eles serem incluídos. No caso do Brasil , a inclusão levou ao desenvolvimento. "Os ricos também beneficiam quando os pobres, deixam de o ser", disse.
 
 
"Até pagamos a dívida ao Fundo Monetário Internacional. Depois de dois anos de governo, devolvemos os 16.000 milhões de dólares que devíamos. Hoje, é o FMI que nos deve 14.000 milhões de dólares que lhes emprestamos para ajudar a crise dos países ricos".
 
 
 
 
 
Tradução Octopus de um artigo de Néstor Chumbo Chaves, publicado no semanário "Acción Informativa" do Uruguai, de 16 a 22 de dezembro de 2011, com o qual octopedia colabora:
 
http://semanarioaccioninformativa.blogspot.com/
 
 
.

10 comentários:

  1. Lula vai ficar na história do Brasil para todo o sempre. Como prova disso retirei um excerto a um excelente artigo:

    "Os eleitos do privilégio jamais se conformaram ao ver o nordestino sans lettres et sans coulotte invadir o cenáculo dos bien nés. Pior: magoou a eles o sucesso internacional da criatura. Coube-lhes, sempre, a reação do deboche. Acionam, agora, de novo, insensíveis a qualquer arroubo de humanidade, a artilharia do escárnio. Pois o impenitente ídolo da senzala cometeu o desatino de buscar, na Casa Grande, os recursos clínicos e tecnológicos para a cura. Internou-se num hospital de excelência: o Sírio-Libanês, de São Paulo. Paga as contas com seu dinheiro – e seu seguro de saúde. Como teria direito qualquer ser humano. Mas tem gente que sequer concede ao Lula o direito de se sentir um ser humano."
    http://contextolivre.blogspot.com/2011/12/transparencia-e-mau-olhado.html

    Um Homem que causa tanto desconforto na sociedade dos parasitas instalados no poder, é com certeza um líder carismático. E na Europa? Que foi feito deles? Estamos a ser "governados" apenas por ratos de esgoto! Uma praga que nos vai dizimar.

    ResponderEliminar
  2. Sou brasileiro e o mundo tem a visão errada do Lula.
    Esse programa Fome Zero foi iniciada pelo Fernando Henrique Cardoso, com outro nome e com muito menos publicidade.

    Na verdade, quem teve essa idéia foi o educador Betinho, já falecido.

    O Lula fez um extremo marketing do fome-zero. E foi a única coisa que o governo Lula fez. MAis nada. Apenas surfou na boa onda da economia mundial de 2002 a 2008.

    Outra "grande realização" do governo Lula é que seu partido, o PT, ROUBOU COMO NUNCA SE VIA ANTES na história deste país. O PT estava tentando chegar ao poder há mais de 10 anos e, quando finalmente chegou, roubou sem cerimônia.

    Lula é um grande chefe de quadrilha, extremamente populista, ignorante. Não fez nada de realmente imporante.

    Só fez criticar os outros e, chegando ao poder, não fez nada porque aquela crítica era vazia, apenas argumentos apelativos para ganhar votos.

    Um grande ladrão, enganador.

    ResponderEliminar
  3. Outra crítica que o enganador Lula fazia era sobre as privatizações.
    O Brasil possuía várias estatais pesadas, cheias de ladrões, que precisavam ser privatizadas para ganhar agilidade e força, tipo Vale, Eletropaulo, CPFL e tantas outras.

    O que aconteceu com a Vale após a privatização? Cresceu tanto que atualmente tem o maior peso nas exportações brasileiras. Seu lucro e faturamento multiplicaram por 10. Obviamente que a alta do minério de ferro ajudou. Mas antes da privatização a Vale era cabide de empregos, empresa mal-administrada, dava prejuízos.

    O ladrão do Lula criticou os governos anteriores, principalmente FHC - Fernando Henrique Cardoso (esse sim, o melhor presidente que o Brasil já teve após JK), mas colheu os frutos e fama do trabalho árduo, inteligente de FHC.
    FHC governou em época de crise e preparou o Brasil para crescer, implantando o plano Real.

    SEm ele, Lula jamais surfaria a boa onda de 2002 a 2008.

    Vocês da Europa só veem esse projeto fome-zero, que nem foi idéia do Lula, ele só ampliou e fez marketing.

    Lula é o maior ladrão e maior mentiroso da história do Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Antes de escreverem artigos elogiando o Lula, procurem estudar o que o FHC fez. Foi muito melhor.

    Lula foi eleito porque é populista, tem discurso fácil e inteligível pela maioria ignorante.

    Tem o apelo de ter sido operário. Mas na verdade Lula nem trabalhou muito como operário de fábrica. Era incompentente e por isso teve seu dedo cortado em um torno. Após isso virou sindicalista, o que o catapultou para ser presidente.

    Lula vive dizendo que nunca leu um livro sequer. Tem apenas o primário. Incentiva a ignorância, a burrice, a falta de estudo. Isso é bom para grandes empresários porque assim Lula prepara um exército de trabalhadores ignorantes, prontos para receber baixos salários e empregos ruins.

    Vocês da Europa recebem apenas as boas notícias do Lula, que é fácil de fazer, afinal, ele é populista, vive de fazer marketing fácil e barato.

    Eu que sou brasileiro sei que o governo Lula foi um governo perdido, porque o PT só roubou muito, não fez nada de importante (não fez reformas legais importantes, incentivo à investimentos em infraestrutura). A única coisa que fez foi ampliar o fome-zero, mas com objetivo de fazer propaganda do PT, o partido que mais roubou na história desse país.

    ResponderEliminar
  5. Para os pobres, e para quem se interessa pela erradicação da pobreza, o que conta são os resultados. Os comentários do anónimo brasileiro parecem-me pouco relevantes. O que é relevante, se for verdade, é que a desnutrição no Brasil foi reduzida em 73% e a mortalidade infantil em 45%. Quanto a roubar, isso todos os políticos brasileiros fizeram desde sempre, sem que os pobres nada tivessem ganho com isso. É ridículo censurar Lula por ter roubado a ideia do programa Fome Zero a FHC. Será que o FHC se esqueceu de a patentear? Em política as ideias contam muito menos do que a sua implementação. Não adianta ter boas ideias e boa legislação, se elas nunca passam do papel e existem apenas "para inglês ver".

    JL Soares

    ResponderEliminar
  6. Soares, esses números que vc citou são consequencia das reformas feitas pelo FHC. Lula apenas colheu os frutos. E não fez mais nada. O único mérito de Lula é não ter atrapalhado o que foi iniciado com FHC (na verdade, começou no governo Collor).

    FHC não poderia aumentar os benefícios aos pobres porque em seu governo o Brasil estava mal do ponto de vista fiscal. Após os 2 mandatos de FHC (ele não poderia ser reeleito após 2 mandatos consecutivos), o Brasil estava pronto para voltar a crescer. Os bons ventos da economia mundial de 2002 a 2008 fizeram a fama de Lula.
    Se FHC estivesse no governo, faria o mesmo que Lula, e faria mais.

    Gosto desse blog Octopus, sempre leio, mas nesse post errou feio. Lula foi um dos piores presidentes que Brasil já teve, porque tinha tudo para fazer mais e apenas cuidou de seu marketing pessoal, além de ter roubado, junto com seu PT, muito acima da média.

    A Dilma está fazendo uma faxina nos vários ministérios criados por Lula para entregar dinheiro a seus partidários. Basta acompanhar as noticias do Brasil e verá um monte de ministros sendo demitidos. Todos herança de Lula. E Dilma é do PT, mas obviamente ela não concorda com a ocupação , feita pelo Lula, do PT nos ministérios brasileiros (muitos desses ministérios tem apenas uma sala e um carro oficial, sendo seu orçamento de livre gastança).

    Político bom é aquele que governa e faz o que tem que ser feito, tecnocraticamente, sem muito alarde. Pesquisem Mário Covas, ex-governador de Sao Paulo e já falecido. Considero o melhor político da história recente do Brasil - trabalhava internamente, consertando os podres, sem muito marketing. Fez muito pela administração pública.

    Lula só fez marketing pessoal, roubar para o PT e mais nada.

    ResponderEliminar
  7. ... É isto que despoletam as pessoas de carisma e de carácter... despoletam muitas inimizades.
    Quanto ao FHC, não me esqueço de uma frase que disse a Mário Soares, outro hipócrita como ele:

    "Caro amigo, barriga cheia dá moleza, e esse é o problema dos europeus"!!! Pode?! Nem que pensasse tal... devia estar caladinho! Agora entendo porque praticou a política da fome!!

    Caro JL Soares tem toda a razão, todos os opositores de Lula dizem o mesmo... FHC coitadito, esqueceu-se de patentear.

    ResponderEliminar
  8. Sem tentar tomar partido, o que tento sempre, muitas vezes sem o conseguir, tento antes de mais ver o resultado, os números.

    Não tenho muitas dúvidas em afirmar que Lula marcou uma viragem de ponto de vista social e político no Brasil.

    É-me difícil aceitar que não tenha tido um papel decisivo na melhoria das condições de vida de muitos brasileiros.

    Os números valem o que valem, mas muitos brasileiros vivem hoje em dia melhor do que há 10 anos.

    O país não só progrediu economicamente de uma forma global, mas sobretudo, e é o que me interessa as classes mais desfavorecidas melhoraram as suas condições de vida.

    Dito isto, penso que o fosso entre os mais ricos e os mais pobres diminui e em termos de política social é isso que é fundamental, maior distribuição equitativa das riquezas.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente os "Anônimos" aparecem somente para denegrir a imagem do Presidente Lula, que foi e continuará sendo o melhor Presidente que o Brasil teve.
    Dr Octopus, tudo que você disse sobre Lula é a mais completa verdade, mas infelizmente alguns teimam em falar ao contrário, geralmente são pessoas que se beneficiavam do governo anterior de Fernando Henrique Cardoso (FHC) que cometeu o maior assalto ao patrimônio público brasileiro, chamada de Era das Privatizações.
    Foi lançado no Brasil o livro - A Privataria Tucana - escrito por Amaury Ribeiro junior onde ele conta toda a história do governo de FHC e a fantástica fortuna que foram enviadas ao paraiso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, o livro é todo documentado, um verdadeiro dossiê que revela o roubo do dinheiro público pelo FHC e todos os seus aliados junto com ajuda da elite empresarial brasileira.
    Fada está com toda a razão, foi exatamente isso, os pobres amam o Lula, pois hoje conseguem alimentar seus filhos com trabalho digno, com programas sociais que Lula alavancou nesse país que por muitas décadas foi escravizado em beneficio dos ricos.
    Leiam o livro e constatem o que foi o governo do tal FHC.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  10. olá Dr. Octopus: boa entrada de ano novo para si e os seus, e que 2012 possa no Brasil tirar a venda de olhos ingênuos ou desatentos como deve ser desse anônimo, que seguramente é "politizado" pela imprensa golpista/fascista que infelizmente vem "educando" as camadas médias do povo do Brasil de longa data.
    Não sou fanática por ninguém, mas desejava acrescentar as bem postas palavras da Fada e do Burgos, a inédita política exterior levada a efeito pelo governo Lula que: desvinculou o país da dependência do Estado norte americano,(saída da Alca, especialmente) integrando-o a América Latina (Unasul/ Selac), estabelecendo acordos com África e Àsia, e tornando o país respeitado internacionalmente. Abraços

    ResponderEliminar