quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Imagens televisivas: "ver e não crer"

.




Longe vão os tempos em que a expressão de São Tomé "ver para crer" era verdadeira. Sendo a visão o principal órgão dos sentidos, habituámo-nos a acreditar e aceitar as imagens televisivas como verdadeiras. Se vimos é porque é verdade. 

Os media sabem disso, e manipulam as imagens que ficarão gravadas no nosso cérebro mesmo que surja mais tarde um desmentido.



Os noticiários televisivos vivem, em grande parte, com base nas imagens filmadas durante os acontecimentos relatados. O impacto de uma notícia, que poderia ser esquecida dias depois, fica assim gravada nas nossas memórias.


Frequentemente, as imagens que nos chegam são muito parecidas, por vezes quase iguais. Como diferenciar imagens de guerra no Iraque das do Afeganistão? A confusão é grande, e as televisões sabem disso. Esse facto serve também para manipular deliberadamente a opinião pública.



A televisão Fox News Channel, criada por Rupert Murdoch,  aproveitou este conceito para apresentar imagens impressionantes dos distúrbios recentes em Moscovo, na realidade são imagens dos distúrbios em . . . Atenas.


Houve efectivamente milhares de manifestantes que protestaram contra o resultados das eleições na Rússia e algumas centenas terão sido presos, como em qualquer lugar do mundo, mas os tumulto não tiveram a dimensão apresentada nas filmagens.


Eis uma imagens retirada do vídeo apresentado:





Algumas incongruências:

1º - A cabine telefónica à direita é de cor amarela, ora em Moscovo elas são azul-acinzentadas.

2º - No fundo, o casal junto ao edifício está vestido de jeans e de tie shirt de manga comprida, ora em dezembro em Moscovo, com o frio que se faz sentir, ninguém iria para um comício em camiseta.

3º - Se ainda não está convencido, aqui fica uma ampliação do letreiro do edifício, escrito em grego e que diz "Banco Nacional da Grécia", trata de imagens captadas em Atenas.












Reportagem da televisão Russia Today denunciando as imagens apresentadas na Fox News Channel:










Imagens originais apresentadas durante os distúrbios de 6 de dezembro em Atenas :










Reportagens completa em:

http://rt.com/news/fox-moscow-fake-riots-281/

2 comentários:

  1. Isto é um escandalo, vale tudo, até usar imagens de Atenas e atribui-las a Moscovo.

    Mas são tão estípudos que nem sequer repararam no pormenor do banco.

    Uma vergonha, o que os americanos andam a fazer.

    Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  2. ou pensam que NÓS somos tão estúpidos que...

    ResponderEliminar