segunda-feira, 11 de julho de 2011

Excesso de higiene aumenta alergias

.


Excesso de higiene, de vacinação e de medicamentos poderão perturbar o nosso sistema imunitário e estar na origem do aumento do número de alergias.


Actualmente, nos países desenvolvidos, 1 em cada 3 pessoas sofre de uma qualquer doença alérgica, há 40 anos atrás, eram apenas 1 em cada 20.




Durante muito tempo, culpabilizou-se a poluição das grandes cidades como sendo a principal causa do aumento das alergias, actualmente, pensa-se que o excesso de higiene nos primeiros anos de vida poderá ser o grande responsável.


Em dezembro de 2009, foi publicado um artigo na revista "Proceedings of the Royal Society B" em que 3000 crianças das Filipinas foram seguidas desde 1983, durante 22 anos. Desde os seus nascimentos, que foram anotadas as condições de vida destas crianças: tipo e frequência de higiene, alimentação, condições de habitação, presença de animais,... 


Vinte anos mais tarde, as suas taxas de PCR (Proténa C reactiva), implicada nas reacções inflamatórias, era de 0,2 mg/l. En contrapartida nos estados unidos os jovens adultos têm taxas entre 1 a 2 mg/l, ou seja dez vezes mais. Sendo igualmente a proporção de alergias nas crianças das Filipinas dez vezes menor do que nas crianças americanas.


Os autores deste estudo chegaram à conclusão de que uma exposição aos micróbios durante a infância faz com que a taxa de PCR seja menor na idade adulta.



Recentemente, um artigo publicado no "Journal of Clinical Investigation" revela que o aumento dos casos de asma é devido à erradicação sistemática nas sociedades ocidentais da bactéria gástrica Helicobacter Pylori. 


Com efeito, cerca de metade da população mundial é portadora sã desta bactéria, como muitas outras aliás. Mas, em certas condições, este micróbio pode desencadear, pelo menos é o que pensam actualmente os investigadores, gastrites, úlceras e cancro do estômago. 


Por essa razão a maioria dos médicos não arrisca e destrói sistematicamente a presença do Helicobacter Pylori com uma antibioterapia preventiva. Resultado esta bactéria outrora hospedeiro habitual no nosso organismo, foi praticamente erradicada nas nossas sociedades "avançadas". 


Assim, uma grande parte do aumento das alergias nos países industrializados poderá estar ligada à utilização generalizada e abusiva de antibióticos e ao desaparecimento induzido dos microorganismos que povoam o corpo humano.




http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/early/2009/12/08/rspb.2009.1795.full.pdf

 
http://www.lesmotsontunsens.com/l-hygiene-source-de-maladies-6801

http://www.mediadesk.uzh.ch/articles/2011/Helicobacter-pylori_en.html

http://www.lesmotsontunsens.com/sante-l-homme-eradique-des-bacteries-qui-le-protegent-10735

1 comentário:

  1. A vacinação não tem nada a ver com isto. A limpeza e (alguns) medicamentos, reduzem a necessidade do nosso sistema imunitário de lidar com os patogénios do mundo exterior. Por isso ele encontra-se menos preparado para lidar com estas agressões. Já as vacinas actuam de forma diferente. Elas treinam o sistema imunitário para reagir a estas agressões. As vacinas provocam reacções do sistema imunitário. forçam-no a actuar. Não é por acaso que é frequente as pessoas terem febre depois de levarem uma vacina. É o sistema imunitário a actuar e a aprender a lidar com esta nova ameaça.

    ResponderEliminar