terça-feira, 8 de março de 2016

Eva, um erro divino ?

.











E Deus criou o homem "à sua imagem", relata a mitologia católica na Bíblia. Isto é criou-o homem e perfeito. E chamou-o Adão.


Vendo que estava sozinho na imensidão do paraíso, tirou uma das suas costelas e fabricou um ser com um aspecto físico um pouco diferente do seu. Ele disse-lhe que era uma mulher e que se chamava Eva.


Deus tinha como ideia de dar à sua fotocópia terrestre alguém que o distraísse, para poder conversar com ele. O Todo-Poderoso achava que não era requintado que a sua criatura passasse o seu tempo a amestrar papagaios, cães, chimpanzés ou qualquer outro animal que passeavam por lá.


Deus adverte Adão e a sua costela que eles poderiam aproveitar todo e comer tudo, excepto a um fruto que lhes era proibido. Deus sabia que Adão nunca lhe iria desobedecer. Mas com Eva, era uma história diferente, porque ele não a tinha feito "à sua imagem". Ela era simplesmente humana e portanto, imperfeita.


Deus, apesar do seu "infinito conhecimento" do futuro, não tinha previsto o que se iria passar no paraíso.


Eva tinha chegado ao mundo feliz e vivendo com prazer tudo à sua volta. Brincava com os animais e até com Adão, quando este a deixava. O que acontecia muito poucas vezes, dado que sendo perfeito, era um sábio.


Como ela era curiosa e desejosa em aprender, descobriu que o seu fruto não era o mesmo do seu companheiro. Adão nem sequer deu por isso. A sua sabedoria não lhe permitia reparar nesse tipo de pormenores.


Explorando o seu corpo, reparou que o seu fruto era fonte de agradáveis sensações. E pensou: se esse fruto lhe dava prazer, porque é que aquele senhor barbudo, com olhos claros, pele branca e que dissimulava o seu corpo por detrás de uma nuvem, dizia que era proibido?


O que Eva não poderia saber é que Deus ignorava a imperfecção. E que no que diz respeito às mulheres, sabia muito pouco, dado que nunca tinha tido nenhuma. Nunca poderia saber como a sua pele é sensível.


Foi assim que de risadas, cócegas e outros beijos, Eva conduziu Adão ao pecado. Ele não consegui resistir à tentação. Eva fez-lhe perder a cabeça. 


Foi começando a comer a maça que se escondia entre as pernas de Eva e Adão chegou à conclusão que mais valia ser humano que perfeito. 


A Bíblia não o refere, mas tiveram tanto prazer que se sentiram no paraíso.




Todas as mulheres que queiram redimir-se e afastarem-se do caminho traçado por Eva, devem possuir os méritos e as qualidades de São Paulo, apostolo de Jesus, para quem as mulheres acendem velas e rezam, e as definiu assim: obedecerem, servirem e calarem-se ... em proveitos dos Adãos, claro.

Mas algumas Evas não pensam assim...









Texto de: Gernando Calvo Ospina, jornalista e escritor colombiano, refugiado em França.
Tradução: Octopus





.

4 comentários:

  1. Bom texto. Porém, nem todos poderão apreciar esse texto apimentadamente cômico e crítico.

    ResponderEliminar
  2. "Deus adverte Adão e a sua costela que eles poderiam aproveitar todo e comer tudo, excepto a um fruto que lhes era proibido."
    Errado! Deus só o fez a Adão. Nessa altura Eva ainda nem existia. Eva nunca ouviu de Deus a proibição de comer o fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, ela teve conhecimento disso somente pela boca de Adão.

    Gên 2:15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.
    Gên 2:16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
    Gên 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
    Gên 2:18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

    "Deus, apesar do seu "infinito conhecimento" do futuro, não tinha previsto o que se iria passar no paraíso."
    Esta frase mostra uma profunda incompreensão das Escrituras. Deus já sabia o que ia acontecer, por isso é que fez a 1ª profecia:
    Gên 3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

    "Como ela era curiosa e desejosa em aprender, descobriu que o seu fruto não era o mesmo do seu companheiro. Adão nem sequer deu por isso. A sua sabedoria não lhe permitia reparar nesse tipo de pormenores."
    O fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, nada tem haver com sexo...

    "Adão nem sequer deu por isso."
    Se estudarem bem o capitulo, reparam que Adão sabia o que aconteceria se comesse o fruto, apenas o fez pq amava profundamente Eva. Adão caiu por amor a Eva. Eva caiu por desejo (não sexual) da sua alma.

    "..., porque é que aquele senhor barbudo, com olhos claros, pele branca e que dissimulava o seu corpo por detrás de uma nuvem, dizia que era proibido?"
    Se queres descrever Deus, então deves fale-lo através de JC que é a Deus encarnado.
    Ah, "imagem e semelhança" tem haver com as componentes do homem, que são 3, em semelhança a de Deus.

    "Foi começando a comer a maça que se escondia entre as pernas de Eva e Adão chegou à conclusão que mais valia ser humano que perfeito."
    Que parvoice de teoria.
    Adão quando acordou do seu sono e quando viu a 1ª x, Eva, ficou apanhadinho de todo.

    Gên 2:23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
    Gên 2:24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

    Adão amava e amou profundamente Eva, ele caiu pq não a queria deixar sofrer as consequencias sozinha. Nada tem haver com sexo. Sexo já havia antes da história do fruto.
    A 1ª coisa que Deus disse ao casal quando acabou de formar Eva foi:

    Gên 1:28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.


    Se queres falar de religião pelo menos estuda os textos que vais falar primeiro, senão só dizes bacoradas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao publicar este artigo de Gernando Calvo Ospina, nunca pretendi transcrever a Bíblia (que li).

      Apenas se trata de uma maneira metafórica de interpretar essa passagem da Bíblia, enfatizando o papel subalterno da mulher nesse texto.

      Eliminar
    2. Artigo curioso. Aqui à tempos li um artigo interessante que fala algo semelhete. Segue o link:
      http://filhosdehiran.blogspot.pt/2011/05/simbologia-da-maca.html

      Não sei se tem alguma coisa a ver mas a simbologia falada neste artigo pareceu-me semelhante. :)

      Eliminar