quinta-feira, 17 de março de 2016

Brasil: e se se trata-se de um golpe de Estado...

.












Independentemente das acusações jurídicas sobre Lula, convém ver o que realmente está em causa: a destruição de um país que teve a ousadia de se intrometer nas regras da economia mundial dominada pelos Estados Unidos.



 


Os BRIC: uma utopia?


Lula foi o porta-voz de "um outro mundo possível ao movimento alter-mundialista com propostas para sair da crise e do sistema". As oligarquias mundiais nunca lhe perdoaram tais veleidades.


Desde a criação do acrónimo BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) pelo banco Goldman Sachs, que estas potências emergentes estavam destinadas a ter um papel fundamental no mundo económico e financeiro: um crescimento sustentado, recursos naturais e uma economia estabilizada. Mas também estavam condenadas ao fracasso por serem intoleráveis perante o sistema mundial vigente.


Lula lembrava nas Nações Unidas, em 2008, em plena crise financeira, que apesar da anarquia dos mercados, "desde 2003, o Brasil criou 10 milhões de postos de trabalho, conseguiu redistribuir a riqueza, melhorou os serviços públicos, tirou 9 milhões de pessoas da pobreza extrema e conseguiu que 20 milhões de pessoas atingissem o estatuto de classe média".


Estávamos na época brasileira da utopia e de que um mundo melhor e diferente era possível. Nada menos verdade, esta seria absorvida, pouco a pouco, pelo implacável sistema dominado pelos interesses das grandes multinacionais e ditadura das grandes potências.









Os BRIC: um alvo a abater...


Os BRIC eram uma afronta ao sistema vigente dominado pelas multinacionais americana e britânicas e a suas pretensões de um sistema monetário alternativo à ditadura do dólar, petro-dólar.. Chegaram a constituir o seu sistema bancária e a recusar transacionar as suas economias em dólares.


Esta situação explica que esses países tenham sido alvo de vários ataques.


A Rússia, foi atacada com o problema da Ucrânia, liderada por revoltas nacionalistas promovidas pelo ocidente. Foi alvo de ataques à sua moeda nacional. Foi acusada e diabolizada pelos meios da comunicação social pelos seus "ataques" contra "rebeldes" na guerra contra o Daesh. Isto além da "inundação" mundial de petróleo por parte da Arábia Saudita e Qatar para prejudicar as exportações de petróleo por parte da Rússia e assim fragilizar a sua economia.


A China foi alvo de ataques bolsistas e acusada de "agressões" no mar da China meridional.


Sendo a Índia um país à parte, de difícil controle e ainda pouco influente, sobrava o elo mais fraco: o Brasil.




Reconquistar o Brasil...


Os Estados Unidos nunca viram com bons olhos este país emergente, outrora sob seu controle, com líderes escolhidos por si. Subitamente este país tinha-se tornado na oitava potência económica mundial com taxas de crescimento de 7%.


Petrobas era uma empresa estatal muito eficaz e representava 18% do PIB brasileiro. Este estatuto, juntamente com a descoberta de enormes reservas na chamada "Pré-Sal", vendida a preço de saldo a empresas americanas, representava o início do fim desta empresa estatal.




Os BRIC tentaram mudar as regras do jogo internacional no mercado mundial, mas ainda não foram suficientemente fortes para mudar o mundo.


Tudo isto não vai impedir um golpe de estado institucional no Brasil. Existem várias forças aliadas para derrubar o poder brasileiro: os média na mão do capital, o poder judicial e a maioria do poder legislativo. 


Isto assemelha-se a mais um golpe de estado, desta vez sob a forma de um processo judicial. Uma velha forma de um suave golpe de estado, para mudar o sistema político actual, substituído-o por um outro mais conforme às regras ditadas pelo sistema hegemónico vigente.












.

9 comentários:

  1. A classe média não se determina por decreto. Foi uma grande mentira, uma ilusão.
    A incompetência, a corrupção e o estado inchaado faliram o Brasil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brasil não está falido. Muito pelo contrário, está cada vez melhor. Só tem de enfrentar o império, aquele que não quer perder. Mas o povo é lutador, não se deixa abater. Admiro muito o povo brasileiro. Quem dera que o povo português fosse assim.

      Eliminar
  2. deixe-se de tretas, não foi ele que aceitou uma benesse para o poder estendida por um ser da sua criação para fugir a justiça, vocês com as vossas justificações parecem umas mentes ocas, já dizia a minha avo "quem nao deve nao teme" ou "a mulher de cesar não lhe basta ser seria tem que parece-lo" vocês dao para rir

    ResponderEliminar
  3. Esquerdistas... nunca aprendem. Uma hora a casa desaba. Ficar só distribuindo renda e não gerar renda, de verdade, não a ilusão econômica que o PT criou, a economia entra em colapso. Em quem mais sofre é o pobre, sem dinheiro para educação boa e sem dinheiro para as necessidades básicas. O rico só ficará menos rico, mas ainda rico.

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. Essa análise de conjuntura é omitida pelos meios de comunicação que segundo propagam, são suas informações excelente, sem parcialidades e de grande qualidade.

    ResponderEliminar
  5. Octopus, tenho pesquisado muito sobre este tema e poucos sitios fazem a abordagem pela perspectiva correcta. Parabéns.

    Krowler

    ResponderEliminar
  6. Toda esta movimentação politica e discussões nos tres níveis de governo está parecendo um intrincado enredo de novela, cujo final sabemos no que vai dar... vai continuar tudo na mesmo...

    ResponderEliminar
  7. Não se pode defender bandidos porque fizeram algo bom. Se são bandidos, uma quadrilha, a cometer diferentes crimes, principalmente corrupção e desvios de dinheiro público para si ou seu partido político, a eles o rigor da lei, ou seja, cadeia! E impeachment ou cassação para o(a) presidente da república que tenha sido beneficiado. Depois busquemos outros políticos, que sejam honrados, decentes, com vergonha, para dirigir o País.

    ResponderEliminar
  8. Prender todos é utopia. O interesse maior é só tirar a Dilma e minar o PT, o resto será abafado. E o erro do PT foi o mesmo dos golpistas, achar que os fins justificam os meios.

    ResponderEliminar