terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Estatinas aumentam o risco de diabetes

.











Em Portugal são anualmente vendidas 10 000 000 de embalagens de estatinas!


As estatinas (sinvastatina, rosuvastatina, atorvastatina, provastatina, pitavastatina, fluvastatina e lovastatina) são medicamentos utilizados para baixar o nível do colesterol.


Se é verdade que nas pessoas com risco cardio-vascular estas poderão ser úteis na prevenção de doenças cardio-vasculares, nas pessoas não possuidoras de qualquer risco, a sua toma, ao que tudo indica, não têm qualquer vantagem em termos de diminuição da mortalidade, mas poderão aumentar a morbilidade.




Um estudo publicado no dia 9 de dezembro de 2013, pela revista British Medical Journal, chegou à conclusão que os doentes tratados com estatinas tinha revelado que 1 em cada 12 desses doentes tinha tido o aparecimento de diabetes.


Em novembro deste ano, um novo estudo publicado no Journal of General Internal Medicine confirma que, após seguirem durante 7 anos 26 000 pacientes, 31% dos doentes medicados com estatinas vinham a ter diabetes, contra 20% dos doentes não medicados com estatinas.


Em fevereiro de 2010, The Lancet publicava o resultado da analise de 13 estudos clínicos que chegava à mesma conclusão. 


Um ano mais tarde, em abril 2011, o American College of Cardilogy publicava a revisão de 3 estudos clínicos que verificava o aumento da diabetes de 10 a 30% com doses elevadas de atorvastatina.


Em 2014, um estudo publicado na revista Clinical Infectious Diseases, estudando um universo de cerca de 500 000 indivíduos durante 13 anos, tinha chegado à conclusão que o uso de estatinas aumenta o risco de vir a ter Zona, nos pacientes com mais de 66 anos de idade.












.

1 comentário:

  1. Olá Octopus

    Também já me quiseram receitar isso. Mas declinei. Vi num programa de televisão, com médicos, e há uns anos, que também provocavam, em algumas pessoas, problemas e/ou dores nas costas; Não sei se tem fundamento: Mas medicamentos, só mesmo depois de tudo o resto.

    Vim agradecer o comentário e também a informação que disponibiliza neste espaço.

    Obrigada, e um excelente ano de 2016.

    ResponderEliminar