.
A propósto do avião Airbus A320 que se despenhou nos Alpes franceses.
O aparelho seguia de Barcelona, em Espanha, para Dusseldorf,
na Alemanha. No avião da Germanwings, uma companhia low-cost alemã, iam
144 passageiros, dois pilotos e quatro membros da equipa de voo.
Este acidente, além de muitas dúvidas, deixa no ar que qualquer pessoa, tida como "normal", pode ser um potencial assassino.
Poucas horas depois do acidente, era encontrada uma das caixas negras, a do registro das conversas no cockpit. Poucas horas depois já tinham sido analizadas esses dados, o que normalmente leva vários dias.
Segundo esses dados, o piloto tinha saído da cabine e o co-piloto tinha ficado sozinho, e que, apesar do piloto ter batido á porta da cabine este não lhe abriu a porta, esquecendo que o piloto poderia ter acianado um código que ao fim de 30 segundos abria a porta do cockpit.
Cedo foi referido que o co-piloto estava vivo até ao fim da tragédia, dado que se podia ouvir a sua respiração (no meio do ruído da cabine), o que não quer dizer que estava consciente.
Depois temos um co-piloto que teria problemas psicológicos, ansiedade e depressões. O facto é que muitas pessoas, ao longo da sua vida, tiveram episódios semelhantes o que não os inpediu de fazerem a sua vida.
Um suicidia normalmente suicida-se sozinho a não ser alguns casos raros em que, por doença, por exemplo leva a mulher ou filhos para a morte. Um suicida que tenha algum ideal de "missão" divina fá-lo com aparato midiatico.
Nunca iremos saber a verdade, até porque curiosamente a segunda caixa negra ainda não foi encontrada, quando é possuidora de um sinal que dura normalmente um mês.
A verdade é que, sendo considerado o meio de transporte mais seguro (o mais seguro meio de transporte é o elevador), e não tendo os motivos habituais de atentados terroristas, motivos políticos e recentemente religiosos (já um pouco fora de moda nos tempos que correm), temos agora "nenhum motivo", o puro suicida.
Temos de ter medo, muito medo. Agora qualquer individuo pode ser um potencial assassino, qualquer ser aparentemente "normal" poderá ser o assassino que destroi o nosso meio mais seguro de transporte.
O medo é a melhor maneira de controlar o ser humano...
.