terça-feira, 9 de novembro de 2010

O antidepressivo Edronax (reboxetina) é tão eficaz como um placebo!



A reboxetina é um antidepressivo comercializado pelo laboratório Pfizer em Portugal e alguns países europeus com o nome de Edronax. Não está comercializado por exemplo em França e nos Estados Unidos.


Um estudo em que foram analisados os vários resultados clínicos não publicados pelo laboratório Pfizer, porque desfavoráveis, vem mais uma vez colocar à luz do dia a fraca confiança e a credibilidade que nos oferecem os estudos clínicos efectuados pelos próprios laboratórios farmacêuticos.





A revista British Medical Journal (BMJ) publicou no mês passado um artigo sobre vários ensaios clínicos que comparavam grupos de doentes que tomavam a reboxetina, outros um placebo (comprimido não contendo qualquer substância activa) e outro um antidepressivo SSRI (inibidor selectivo da recaptação de serotonina).


Estes estudos incluíram alguns estudos do próprio laboratório Pfizer que não tinham sido divulgados por não confirmarem os benefícios esperados da reboxetina. Observaram que 74% dos doentes desses estudos tinham sido omitidos e que informação publicada sobrevalorizava os benefícios e subestimava os efeitos secundários.


Em conclusão: a reboxetina (Edronax) não é mais eficaz do que um placebo e menos eficaz e com mais efeitos secundários do que a fluoxetina ou a paroxetina.


De qualquer maneira, quanto aos antidepressivo, estudos recentes mostram que este antidepressivos quaisquer que sejam têm resultados sobreponíveis ao do placebo.




http://www.bmj.com/content/341/bmj.c4737.abstract?papetoc

http://www.pharmacorama.com/ezine/20101029160520.php

http://www.mni.pt/pt/news/health-portal/antidepressivo-reboxetina-nao-e-melhor-que-um-placebo

1 comentário:

  1. Ajuda a emagrecer, o que é melhor do que outros produtos. Também não nos deixaram alternativas no que toca a medicamentos que permitem um auxílio na perda de peso: além de comer saudavelmente e praticar exercício, certas doenças dificultam a perda de peso e a meducação aumenta-a. Desde o ano 2000 nunca mais recuperei o meu peso habitual: 60 Kg. Contento-me vom uns 83 aproximadamente. Antes sim... agora não! E são as farmaceuticas que decidem. Vergonhoso!!

    ResponderEliminar