terça-feira, 7 de maio de 2013

Mais de 90% dos anúncios de emprego são falsos

.












Esses falsos anúncios servem para construir bases de dados que são vendidas a empresas, muitas delas transnacionais. 



Para que serve essa informação?


- Para conhecer o estado da procura de emprego por parte de profissionais com um determinado perfil e dessa forma proceder a ajustamentos salariais,


- Para constituir bases de dados que reduzam os custos de seleção e recrutamento, que poderá ser feita posteriormente sem passar por anúncios,


- Para conhecer ao nível de cada país e quais as profissões mais disponíveis para trabalhar no exterior.





Tudo começa pelo facto de que para publicar um anúncio de emprego, a maior parte das vezes a empresa recrutadora não se encontra identificada, aparece: "anónimo" "confidencial", "sem identicar" ou simplesmente um espaço em branco. Isto acontece tanto em sites como em anúncios classificados nos jornais.


En contrapartida, as respostas a estes anúncios por parte de quem procura emprego fornece, sem esforço, uma base de dados composta por milhares de pessoas.


A lei prevê uma pena de prisão até um ano para desvio de dados pessoais, mas as empresas que colocam as ofertas de emprego não são responsabilizáveis, já que apenas disponibilizam um "espaço" e não são elas que tratarão essa informação.


Para combater esta fraude, seria necessário criar mecanismos de controle como a obrigatoriedade de colocar o nome do contratante e das condições de trabalho(forma de contratação, salário,...).


Enquanto isto não for feito, continuará a exploração de quem procura trabalho, sendo que estes anúncios também servem para certas empresas medirem a "temperatura" ao mercado ou para se auto-promoverem dando a ideia que se estão a expandir-se, fingindo que estão a contratar pessoal.







Informação retirada de um artigo publicado no "Dinheiro Vivo" de 06-05-2013

2 comentários:

  1. Creio que está cheio de razão. Há dias a Zon para me dar a minha próprinha senha de computador - eu tonha tido um problema e o comp não abria - OBRIGOU-ME A DAR o meu nº de telemóve.
    Ora acontece que tenho um irmão com 89 anos a viver sozinho - porque quer - e preciso duma linha vermelha que funcione no caso de o meu fixo estar ocupado. Só ele e a Cruz Vermelha é que sabiam. Isto faz-se? ESE EU NÂO TIVESSE TELEMÒVEL?
    Escusado será dizer que já troquiei de cartão. Foi logo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu outrora fiz entrevistas de rua, sobre cosméticos, perfumes, produtos para cabelo.
      Eu era bom e num 1 mês sai da rua para dentro da CASA (como lhe chamávamos) e aí sim dá para ver (os primórdios dos callcenters) toda a informação a ser processada. E ainda outra coisa, é possível adulterar resultados...

      Eliminar