Ao norte da China estende-se a vasta zona russa da Sibéria, que vai de Vladivostok à Mongólia, com uma superfície equivalente à da Europa, povoada por 6 milhões de habitantes. Do lado chinês, três províncias, com 150 milhões de habitantes ávidos de expansão.
O interesse dos chineses nesta zona não se limita só ao petróleo, gás ao minerais (sobretudo ferro) necessários à economia deste país em pleno desenvolvimento, como Birobijan a 100 quilómetros da fronteira, mas também ao território em si.
Calcula-se que na Sibéria oriental existem cerca de 300 000 chineses.
Outrora proibida aos estrangeiros, desde a queda da URSS que são cada vez mais os chineses a instalarem-se do outro lado da fronteira. Esta presença começa a preocupar as autoridades locais.
Ao longo da fronteira russa com a China, existe uma destruição sistemática da floresta que abastece redes mafiosas de exportação para a China que a trata e reenvia para o mercado mundial. Esta destruição poderá colocar em perigo daqui a 20 ou 30 anos a floresta boreal.
Os chineses aproveitam amplamente a corrupção endémica russa. Em Dalnerechensk, ponto de passagem para a madeira da Sibéria, as regras são conhecidas: a polícia local recebe 200 a 300 dólares por cada camião (10% do valor do carregamento) para fechar os olhos.
Pela noite dentro numerosos são os camiões que assim atravessam a fronteira sem qualquer controle. A polícia local chega mesmo a servir de escolta nestas operações.
Em Vladivostok, 70% dos negócios estão nas mãos dos chineses. Muitas das empresas chinesas têm como representante um russo que serve de "testa-de-ferro" a essas empresas.
Perto de Khabarovsk, a 800 Km de Vladivostok, na ilha de Bolchoï Oussouriisk, a Rússia aceitou vender metade da ilha à China em 2004. Actualmente no lado chinês existe um aeroporto, centros comerciais e parques de distracção, uma espécie de mini-Hongkong. No lado russo, apenas alguns estábulos e uma igreja.
A verdade é que o poder central russo tem esquecido e menosprezado as populações da Sibéria. Esta região só serve para produzir matérias primas, sem que tenha sido feito qualquer investimento para melhorar as condições de vida dos seus habitantes.
Um oleoduto com 1 000 Km liga a cidade de Angarsk, a leste da Sibéria, à cidade chinesa de Daqing. Custo? 25 mil milhões de dólares, em grande parte pagos pela China. Contrapartida: 300 000 barris de petróleo por dia durante 20 anos.
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