terça-feira, 6 de outubro de 2015

Football Leaks: abala o mundo do futebol

.










Longe vão os tempos em que o desporto era constituído por atletas amadores em que único objectivo era ultrapassarem-se.




Inicialmente os Jogos Olímpicos eram limitados a atletas amadores, do qual não obtinham qualquer ganho monetário. Por essa razão, em 1920, a federação mundial de futebol deixou os jogos olímpicos para criar o Mundial de Futebol em 1930 em Montevideu. 


Hoje em dia, já não existe qualquer desporto amador, o que prevalece é o dinheiro.


Aproveitando esta oportunidade de fazer milhões, as grandes marcas investem somas colossais em equipas e jogadores. O poder político decidiu fomentar o desporto como maneira de fazer esquecer o dia a dia e fomentar o nacionalismo que também representa.


Calcula-se que só o futebol gere cerca de 250 mil milhões de euros, fora o mundo das apostas desportivas que servem para lavagem de dinheiro.


Fala-se em milhões de euros para transferências de jogadores, mas na realidade só um quarto dos jogadores das principais ligas europeias ganham mais de 30 000 euros por mês.


Desde alguns dias, um site na Internet está a abalar o mundo do futebol, chama-se Football Leaks, (à semelhança de Wiki Leaks), diz não ter outro propósito que denunciar a podridão no mundo do futebol.


Com domínio na Rússia, este site, em língua portuguesa, vai revelando documentos de transferências e outras operações financeiras no mundo do futebol.


Um exemplo: a transferência de Falcão para o Mónaco terá sido de 60 milhões de euros, quando na realidade (com documentos publicados pela Football Leaks) Mónaco só pagou 43 milhões de euros. Onde foram parar os restantes 17 milhões de euros?


Muitos clubes, empresários (Jorge Mendes), SAD ou sociedades desportivas (Doyen) estão em causa. No meio da revelação de corrupção por parte da FIFA, estas revelações vêm revelar um pouco mais da podridão no mundo do futebol (que existe em todos os desportos).









.

Sem comentários:

Enviar um comentário