quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Putin: um mestres no xadrez mundial

.














Putin é um jogador inteligente no xadrez mundial. Tem uma enorme capacidade para tomar decisões rápidas com projecção a longo prazo. Um verdadeiro mestre de xadrez.






Ouro:

 
Enquanto os Estados Unidos tentam fazer baixar o preço do ouro para manter o seu dólar fictício, a Rússia, apesar de aceitar dólares pela venda do seu petróleo e gás, apressa-se a converter-lo em ouro. Basta ver a crescente compra de ouro por parte da Rússia nos últimos anos.
 

A Rússia está assim a adquerir ouro a um preço anormalmente baixo e constituir uma reserva de ouro que vale muito mais que o preço actual, e que é uma matéria finita.


A manipulação americana para baixar o valor do preço do ouro para estabilizar o dólar, fazendo do ouro um "anti-dólar" (isto é o valor do ouro é inversamente proporcional ao do dólar) faz com que os Estados Unidos estejam a ser armadilhados por Putin.

Resultado: Putin Xeque Mate.




Ucrânia:


Para bloquear o avanço dos Estados Unidos na Europa oriental, Putin aproveitou a guerra da Ucrânia, instigada pelos USA, para mostrar que a sua força militar ainda está bem viva.


Perante as sanções impostas pelos USA, UE, Canada, Austrália e Japão, Putin jogou com o abastecimento de gás à Europa contrapondo o embargo de produtos agrícolas provenientes da Europa.


Após um referendo, a Crimeia decidiu a sua anexação à Rússia, mantendo a Rússia o seu porto de Sebastopol.

Resultado: Putin Xeque Mate.




Turquia:


Poutin sabe que o primeiro ministro turco, Erdogan, é um pequeno criminoso instalado no poder pelos Estados Unidos, mas está habituado a confrontar-se com pequenos mafiosos.


Sabendo que como membro da NATO, a Turquia nunca irá mudar a sua actuação política, fez-lhes uma proposta económica: comprar gás russo a preço baixo em troca dos seus produtos agrícolas apesar do embargo.

Resultado de Putin: Pat.



China:


Para responder às suas exportações de gás, Putin aposta na China com um contrato de 400 mil milhões de de dólares. 

Resultado: Putin Xeque Mate.




Síria:


A Rússia foi o único país a apoiar Bashar al-Assad contra uma revolta de rebeldes financiados pelos Estados Unidos, à semelhança das chamadas "primaveiras árabes".


Perante o avanço do chamado Estado Islâmico (que substituiu Al-Qaeda), patrocinado pelos Estados Unidos, Arábia Saudita e Qatar, par dessestabilizar a região, os USA viram-se ultapassados pelos acontecimentos.


Putin conseguiu construir uma coligação para lutar contra o Estado Islâmico juntamente com os Estados Unidos, com a condição de manter Bashar al-Assad no poder.

Resultado: Putin Xeque Mate.









.

Sem comentários:

Enviar um comentário