terça-feira, 7 de julho de 2015

E se o referendo grego não passasse de um show?

.












Sem tirar mérito à coragem do povo grego que, apesar das difíceis circunstâncias, votou não no referendo, coloca-se a questão de saber se tudo isto não passou de um "show" orquestrado pelas potências financeiras mundiais.




De salientar que o referendo foi organizado em apenas nove dias, um recorde mundial.


O próprio texto do referendo era algo confuso: "O plano de acordo, submetido pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional durante a reunião do Eurogrupo de 25/06/12, que inclui duas partes e constitui as suas propostas comuns, deve ser aceite? O primeiro documento intitulado "Reformas para o fim do programa actual do programa e para além" e o segundo "Análise preliminar da sustentabilidade da dívida"

Se aceite responda: sim. Se não aceita responde: não.


Enigmática, foi esta a questão colocada ao povo grego.


Portanto a questão foi interpretada como um sim ou não às medidas de austeridade preconizadas pelas instâncias credoras com mais austeridade, ou não queremos, menos austoridade. Venha o diabo e escolha.


Fácil é de pensar que a grande maioria dos gregos (de lembrar que cerca de 40% das pessoas nem sequer votaram) votaram: "não, não aceitamos mais austeridade", nos termos colocados pela pergunta, o que não significa: saímos do Euro e da União Europeia.


Mas qual é, de facto a alternativa? 


As propostas do governo grego eram, no fim de seis meses de negociações, muito pouco diferentes das impostas pelos seus credores. Foram cedendo até as diferenças se resumirem a meros 0,5%.


O referendo era, de forma velada: não aceitamos 100% das medidas impostas pelos credores ou aceitamos as propostas negociadas pelo governo grego com 95% das propostas dos credores.


Ganhou o não, portanto estamos dispostos a 95% das propostas dos credores.


Este referendo, legitimado pelos credores para dar um "ar" de decisão popular tem como finalidade legitimar os objectivo dos credores: cortar as veleidades de qualquer povo europeu de ir contra as instâncias europeias e fazer com que esses mesmos povos se submetam às suas regras estabelecidas por mecanismos financeiros e pessoas, não eleitos, que controlam os Estados.







.







6 comentários:

  1. É uma leitura possível... conheço outra
    Esta (e não sei qual é a certa):

    «A saída da Grécia do euro é quase inevitável. Se a liderança do Syriza tiver percebido isto, talvez façam sentido as manobras de última hora que, pelo menos à primeira vista, parecem ser de desorientação e rendição. Se desde há algum tempo (talvez Abril) tiverem chegado à conclusão de que não faz sentido continuar a negociar, quando do outro lado só lhe oferecem políticas absurdas e destrutivas, então talvez possam estar a executar um plano secreto. »

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa hipótese(no blog ladrões de bicicletas pelo Jorge Bateira)também é possível.Agora sem o Varoufakis que ameaçou a demissão se o sim ganha-se e afinal saiu na mesma(li algures que o Varoufakis terá sido um duplo-agente dentro do governo grego de forma a favorecer a agenda europeia actual)

      Eliminar
    2. Caro Ricardo,

      Não encontrei esse texto que refere, agradecia, se possível algum link para o poder ler.

      Eliminar
  2. E, a confirmar isto mesmo, basta ver quem é que andou a negociar, do lado grego, com o triunvirato CE-BCE-FMI:

    http://journal-neo.org/2015/07/03/what-stinks-about-varoufakis-and-the-whole-greek-mess/

    O Syriza não está interessado em recuperar a economia grega. Pois, se estivesse, tinha-se juntado aos BRICS:

    https://www.youtube.com/watch?v=Rk3o5XY8if8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O site geopolitics.co também coloca a hipótese do Varoufakis(o post lá foi postado no domingo,dia do referendo e antes da demissão na segunda)ser um cavalo de troya ou agente-duplo.

      Eliminar
    2. Ricardo,

      Acabei de ler esse artigo que refere. Muito interessante e esclarecedor.

      Obrigado

      Eliminar