segunda-feira, 22 de junho de 2015

Um país pode não pagar as dívidas sem cair no caos.

.











A quase totalidade dos país têm uma dívida pública superior ao seu PIB. No Japão representa mais de 500% do seu PIB, o mesmo se passa por exemplo com o Reino Unido.


Vários foram os países que pura e simplesmente recusaram pagar um ou mais dos determinados empréstimos, por muitas vezes estes estarem sujeitos a pura especulação financeira.


O Equador, a Argentina ou o Paraguai, são exemplos de países que recusaram pagar os empréstimos que lhes tinham sido feitos pelo Banco Mundial ou o FMI. No entanto, contrariamente ao que nos querem fazer acreditar, esses países não mergulharam no caos.


A Argentina teve uma taxa de crescimento de cerca de 8% desde 2003 e o Equador de 3 a 4%. Tiveram uma melhoria dos salários, das pensões e das condições de vida.


Calcula-se que durante estes 13 anos da entrada em vigor do euro, países como Portugal ou a Grécia perderam 30 a 35% do poder de compra. Calcula-se que se um destes países sair do euro irá perder cerca de 40% do poder de compra através da desvalorização que implica o retorno à moeda desse país, durante 12 a 18 meses....






.



2 comentários:

  1. mas depois recupera a economia com moeda própria de menos valor em relação ao euro,mais vendas para fora e menos importação além de outros aspectos favoráveis,acima de tudo sermos soberanos.

    ResponderEliminar