sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Yasmin e Yasminelle triplicam o risco de trombose em relação às pílulas mais antigas



As mulheres que tomam os contraceptivo orais Yasmin ou Yasminelle têm um risco mais elevado de desenvolver uma trombose venosa (formação de um coagulo no sangue) potencialmente grave, do que as que tomam contraceptivos mais antigos.



O que está em causa:


A pílula contraceptiva oral é uma combinação de um estrogénio e um progestagénio, sendo que o estrogénio utilizado é habitualmente o etinilestradiol. Devido aos efeitos secundários de estrogénio, sempre se procurou diminuir a sua dose, e para isso foram desenvolvidas novas moléculas de progestagénio. 



O quadros seguinte mostra os vários compostos das principais pílulas:



DERIVADOS DA TESTOSTERONA:


1ª  Geração : Noretisterona   
2ª  Geração : Levonorgestrel  - Microginon, Trinordiol
2ª  Geração : Norgestrel 
3ª  Geração : Desogestrel - Marvelon, Mercilon
3ª  Geração : Gestodeno - Gynera, Tri-Gynera, Harmonet, Microgeste, Minigeste, Minulet, Tri-Minulet

 
DERIVADOS DA ESPIRONOLACTONA:


Drospirenona - Yasmin e Yasminelle



Como podemos verificar, os progestagénios até aqui utilizados eram derivados da testosterona. Recentemente, há cerca de dez anos, o laboratório Bayer iniciou a comercialização de uma pílula em que o progestagénio é um derivado, não da testosterona mas sim, da espironolactona, a drospirenona.


A espironolactona é um diurético, isto é aumenta a eliminação de líquidos no organismo, e por isso é utilizada no tratamento da hipertensão e em certas doenças em que existe retenção de líquidos, como na insuficiência cardíaca congestiva. A espironolactona tem a particularidade de ser um poupador de potássio, isto é, impede que o organismo absorva muito sal e previne que os níveis de potássio fiquem muito baixos. Este factor poderá estar na origem de um risco aumentado de trombose verificado com a toma das pílulas Yasmin e Yasminelle. 



Demasiadas provas.


A FDA (Food and Drug Administration) analisou os estudos referentes a mais de 800 000 mulheres, nos Estados Unidos, que tinham utilizado vários meios de contracepção entre 2001 e 2007. Verificou, que as mulheres que tinham utilizado o Yasmin ou o Yasminelle tinham o risco que desenvolver um trombo 1,5 vezes maior do que as que usavam pílulas mais antigas. 



Dois estudos mais recentes, publicados na revista British Medical Journal, chegaram à conclusão que as pílulas Yasmin e Yasminelle triplicavam, num dos estudos, e duplicavam, no outro, o risco de tromboses graves em relação à geração precedente de contraceptivos orais.


A FDA refere que pelo menos 190 mulheres morreram após a toma de Yasmin ou Yasminelle. Nos Estados Unidos já existem 10 400 queixas jurídicas contra a Bayer. Na Alemanha as mortes são de pelo menos 12 mulheres.






Os estudos:


Um estudo da nova Zelândia, " Parkin L, Sharples K et al. Risk of venous thromboembolism in users of oral contraceptives containing drospirenone or levonorgestrel: nested case-control study based on UK General Practice Research Database", publicado no BMJ em abril de 2011, estudou o risco de trombo-embolia não mortal em mulheres que utilizavam o Yasmin e as que usavam uma pílula com levonorgestrel.




Os resultados em ambos os estudos concluíramque os risco de trombose venosa é 2 a 3 vezes mais elevada nas mulheres que utilizam o Yasmin em relação às que usam uma pílula mais antiga, com levonorgetrel.



A revista "Prescrire" chega às mesmas conclusões, baseando-se em dois estudos: Lidegaard Ø et coll. "Hormonal contraception and risk of venous thromboembolism : national follow-up study" e Van Hylckama Vlieg A et coll. "The venous thrombotic risk of oral contraceptives, effects of oestrogen dose and progestogen type : results of the MEGA case-control study", ambos publicados no BMJ.
 

De salientar que este problema já tinha sido relatado, logo em 2002, por um grupo de médicos de clínica geral holandeses, no artigo publicado no BMJ: Tony Sheldon " Dutch GPs warned against new contraceptive pill ".


  

Claro que a Bayer recusa qualquer destas acusações e apresenta estudos, financiados pela Bayer, que contradizem esses resultados. Após a compra do laboratório Schering em 2005 pela Bayer, este tornou-se o primeiro vendedor mundial de contraceptivos. As pílulas Yasmine e Yasminelle representam para a Bayer um volume de vendas de 1,5 mil milhões de dólares anuais.







http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21511804

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21511805

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1122825/

http://pharamster.over-blog.com/article-lecture-officinale-drospirenone-risques-de-thromboses-veineuses-78156630.html

  

  

12 comentários:

  1. Isto é possível que seja verdade, e os estudos até podem ser metodologicamente válidos mas de facto não é possível provar que tal seja verdade sem se realizarem randomized double-blind clinical trials, de outra pílula ou placebo vs o derivado da espironolactona em causa, que são os únicos que podem, nestes casos, provar relação causal entre as duas situações, deviam realmente ser efectuados se há desconfiança de tal possibilidade. Os estudos realizados são todos, caso-controlo de nicho, não sendo suficientes para provar nada, mas quando bem realizados e válidos, podem ser indicativos e servir mais ou menos de "despiste". Só acho estranho haver tanta gente a tomar diuréticos poupadores de potássio (como a espironolactona, comercialmente conhecida como aldactone) para a hipertensão, tanto em portugal como no resto do mundo, sem nunca se ter feito tal referência, nem esse efeito estar descrito nos efeitos adversos possíveis da espironolactona... no entanto não nego a possibilidade de isso ser verdade (nem de não o ser) sem ver um ensaio clínico que assim o prove.

    ResponderEliminar
  2. De acrescentar que qualquer estudo que a Bayer apresente, financiado por eles e não avaliado por uma entidade imparcial tipo o NICE (National Institute for Clínical Execelence) de nada serve...

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,

    A sua observação é justa e pertinente.

    Como sempre, antes de escrever qualquer artigo deste teor, faço sempre uma pesquisa o mais exaustiva possível, e não encontrei, até à data, qualquer estudo duplamente cego.

    Estas suspeitas são baseadas unicamente em estudos retrospectivos, alguns com um período de tempo apreciável, entre mulheres que tomavam Yasmin e as que tomavam outro tipo de contraceptivos orais.

    Apesar de todas as pílulas aumentarem os risco de trombose, os estudos apresentados neste artigo são a favor da existência de um maior risco de trombose com Yasmin em relação às outras pílulas, quase todos apontam para o triplicar do aumento do risco.

    Dado que a concretização de um estudo duplamente cego leva um apreciável número de anos a realizar-se, e dada a suspeita existente, parece-me preferível, na dúvida, utilizar uma das outras pílulas de baixas dosagem existentes no mercado.

    ResponderEliminar
  4. Um site de extrema importancia:
    O fim programado da democracia e outros temas interessantes para quem quer entender a dinâmica do mundo.
    Entretanto a engenharia social da Nova Ordem Mundial vai de vento em popa, infelizmente.

    TOP SECRET
    Silent weapons for quiet wars
    Armas silenciosas para guerras tranquilas
    Energia

    La energía es reconocida como la clave de todas las actividades sobre tierra. Las ciencias naturales son el estudio de las fuentes y de control de la energía natural, y las ciencias sociales, expresadas teóricamente a través de la economía, son el estudio de las fuentes y control de la energía social. Ambos son sistemas compatibles: las matemáticas. En consecuencia, las matemáticas son la primera ciencia de la energía.

    Toda ciencia es esencialmente un medio hacia un objetivo. El medio (estrategia) es el conocimiento. El objetivo es el control. Mas allá de ello, queda pendiente una sola pregunta: ¿Quién será el beneficiario?

    En 1954, ese fue el tema de preocupación principal. Si bien fueron relevadas cuestiones morales, desde el punto de visto de la ley de la selección natural, fue admitido que una nación o que una población mundial quien no utilizaría su inteligencia no sería mejor que animales que no tienen inteligencia. Tales personas son animales domesticados por elección (de ellos mismos) y consentimiento.

    En consecuencia, en el interés del futuro orden mundial, de su paz y de su tranquilidad, fue decidido de llevar a cabo una guerra tranquila contra el publico americano con un ultimo objetivo de desplazar la energía social y natural (riqueza) de la masa indisciplinada e irresponsable hacia las manos de algunos suertudos autodisciplinados y responsables.

    Afín de lograr este objetivo, fue necesario crear, proteger y de utilizar nuevas armas que, como el futuro lo dirá, eran un tipo de armas tan sutiles y sofisticados en su principio de funcionamiento y su apariencia publica que obtuvieron el apelativo de "armas silenciosas".

    En conclusión, el objetivo de la investigación económica, tal como es llevada a cabo por los dirigentes del capital (bancos) y de las industrias de bienes y servicios, es el establecimiento de una economía totalmente previsible, predecible y manipulable.

    fín de alcanzar hacia una economía totalmente predecible, los elementos de las clases inferiores de la sociedad deben ser llevadas a un control total, es decir ser puestas a la calle, sometidas al yugo, y asignadas a un deber social de largo plazo desde una edad temprana, antes de que tengan una oportunidad de hacerse preguntas o cuestionamientos sobre la propiedad de la materia. Para llegar a tal conformidad, la célula familiar de las clases inferiores deben ser desintegradas por medio de un proceso de aumentación de preocupaciones por parte de los padres.

    La calidad de la educación dada a las clases inferiores debe ser de la más pobre, de manera que la brecha de la ignorancia que aísla las clases inferiores de las clases superiores sea y permanezca incomprensible para las clases inferiores. Con tal discapacidad, mismos los mejores elementos de las clases inferiores tienen poca esperanza de extirparse del lote que les ha sido asignado en la vida. Esta forma de esclavitud es esencial para mantener un cierto nivel de orden social, paz y de tranquilidad para las clases superiores dirigencial.

    ResponderEliminar
  5. Cara Fada do Bosque,

    Muito obrigado por este excelente texto que espelha grande parte do que eu e tu pensamos quando falamos de manipulação e conspiração.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ola!! adicione ai na lista o anticoncepcional Elani Ciclo, pois ele tem a mesma formula do Yasmin (o laboratorio LIBBS copiou e inclusive esta sendo processado pela Bayer).. era oq eu tomava... ate ter TROMBOSE VENOSA CEREBRAL ano passado... :/

    ResponderEliminar
  7. Tenho 18 anos, tomo a yasminelle ha 2 anos, foi recomendada pela medica de familia porque supostamente "era melhor para mim que as outras". Eu ainda nao tive qualquer tipo de problema, mas ao ver varias queixas, começo a ficar com medo.

    ResponderEliminar
  8. tenho 18 anos, tomo yasminelle há 2 anos, recomendada pela minha ginecologista , nunca tive problemas com ela, desde a 1º toma que fiquei logo regularizada no periodo e nao tive efeitos secundários nenhuns, como é obvio depende também da pessoa e do historial médico a causa dessas "mortes" e etc.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Acabei de descobrir o seu blog e felicito-o pela qualidade do blog. Dado o tipo de estudos e outros dados que disonibiliza no seu blog em numero de casos de TVP, acho que um estudo com place bo como controlo e duplamente cego devera apontar com elevada probabilidade para um risco de TEP semelhante as pilulas de 3a geracao. E' inquestionavel o vies do tipo de estudos feitos. Acredido que a drosperinona possa ter tambem benificios para algumas mulheres mas nao como primeira linha de contraceptivo. A unica questao que coloco e': por que motivo oferecem os centros de saude pilulas com gestodeno mas quase nada ou mesmo nada de pilulas com levonorgestrel?

    ResponderEliminar
  10. tenho 22 anos, tomei a YAZ durante 1 ano e comecei a ter problemas a meio do ano, o meu período começou a diminuir a quantidade de mês para mês, tanto que já não vinha e a minha ginecologista recomendou a yasminelle. Com esta pilula tem corrido tudo bem até ao momento, nunca tive problemas nenhuns, ora lá está, é por isso que não tomamos todas a mesma pilula, cada uma deve tomar a que se adaptar melhor a si.

    ResponderEliminar
  11. Olá sou a Mara e tenho 22 anos.
    Eu tomo a pílula yasminelle desde os meus 17 anos e nunca tive problemas graças a deus.*
    Mas depois do que li aqui e de uma reportagem que vi em Portugal sobre uma jovem que morreu acho que não a tomo mais :(
    Vou tentar falar com a minha médica o mais rapidamente possível.*
    Cumprimentos,
    Mara

    ResponderEliminar
  12. Olá! Eu sou a Andreia e gostava de saber o que disse a sua médica sobre a Yasminelle, pois a minha médica também me receitou a Yasminelle.
    Cumprimentos
    Andreia

    ResponderEliminar